A Dificuldade do começo - Banco de redações


Debate sobre a cultura do trote universitário

Enviada em: 13/10/2023

Status:

Corrigida
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Historicamente, em específico na Europa, existia a cultura denominada de "trote universitário" que consistia em uma espécie de boas-vindas aos calouros das faculdades, mas o que deveria ser uma celebração acabou se tornando uma humilhação àqueles que ingressariam no ensino superior. Já que a ideia era de confraternização pacífica e comemorativa entre os que estão chegando à universidade com aqueles que já são universitários a algum tempo, mas se torna humilhante ao passo que as atividades propostas passam do limite, como: estímulo ou forçação de comportamentos não habituais do calouro, difamação, agressão, entre outros atos que podem ser qualificados como crimes. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese)

É evidente que tais ações são frequentes até os dias de hoje e em diferentes partes do mundo, sendo levadas pelos universitários de elite que frequentavam as universidades europeias. No Brasil, essa prática, dependendo do lugar em que olha, tem um evento agradável e até mesmo solidários como na Universidade Federal do Rio Grande do Sul que, desde 2004, tem o costume de distribuição de mudas de plantas, mutirão de doação de sangue e gincana para arrecadação de alimentos, itens de higiene e limpeza, roupas, calçados. Mas já em outras partes do país chega a causar medo aos novos ingressantes de faculdades, como ocorre na Universidade Santo Amaro (Unisa), na área de medicina, onde a lista de delitos vão de tapas, socos e cuspe no rosto, humilhações públicas e em meios digitais até mesmo faxinar a casa de veteranos, ajoelhar-se para ouvir xingamentos, aceitar apelidos pejorativos, além de enviar ou receber fotos de genitais masculinos por redes sociais ou aplicativos de mensagens. Graças à  a essa falta de limite determinado nessas "boas-vindas", ao ponto que, no fim de 2014, foi instaurada uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apuar as violações que são cometidas nos trotes estudantis, visto que diversos delitos já foram cometidos, como forma de diminuir as ações criminosas que já foram relatadas e registradas ao longo da história durante esses eventos. (Abordagem expositiva. Reelabore)

(Boa estratégia coesiva) Dito de outro modo, os trotes universitários foram criados com o intuito de ser algo comemorativo e agradável, como: pintar os novatos, fazer pedágio e cortar cabelos, tudo isso com a autorização antecipada dos calouros. No entanto se tornou algo maldoso, causador de medo e até mesmo criminoso, uma vez que tem incitação do uso de bebidas alcoólicas e outras substâncias ilícitas, apelidos pejorativos, forçação de comportamentos fora do habitual dos participantes do trote e até mesmo agressão verbal e física. (Reestruture)

(Boa estratégia coesiva) Diante do cenário exposto, o combate às práticas maldosas executadas nesses eventos inicia-se na aplicação de políticas de segurança eficazes que protegem os novos universitários e trazem punições aos que cometem os atos infratores, por intermédio do Poder Judiciário (Vírgula) em conjunto ao Poder Legislativo e as instituições estudantis (Vírgula) com intuído de criar uma rede de segurança aos calouros para que se sintam confortáveis, confiantes e bem ao adentrar na faculdade. (Parágrafo frasal)

Comentários do corretor


Lembre-se: há um limite de 30 linhas para desenvolver as discussões. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 120 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     720


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200