O incauto no ambiente do ensino superior - Banco de redações


Debate sobre a cultura do trote universitário

Enviada em: 13/10/2023

Status:

Corrigida
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Criada em 1920, a Universidade do Rio de Janeiro foi a primeira universidade em território brasileiro. Hodiernamente, o país possui mais de 100 universidades que nos últimos anos vêm sendo alertada pelo preocupante costume conhecido como trote (Melhore a coerência textual) - rito de passagem para os calouros, desenvolvido pelos veteranos - devido aos níveis de constrangimentos e de desrespeitos que os fazem passar. Logo, ao observar tal cenário, é importante debater-se sobre esse assunto, pois graças à inconsciência do governo federal e do Ministério da Educação, a cultura do trote vem acarretando problemas psicológicos nas vítimas, o que prejudica seu futuro profissional e interpessoal, tornando um ambiente que deveria ser de aprendizado, em um local de tamanho exemplo de incauto. (Melhore a contextualização do tema)

Em primeiro plano, é importante pontuar que pela falta de discursões do Governo Federal e do Ministério da Educação, sobre problemas que podem se proliferar no ambiente de ensino superior e a falta de limites expressada pelas universidades, gera um descontrole das "brincadeiras" realizadas pelos universitários, os quais expressam muitas vezes um teor racista, homofóbico e constrangedor, que vem à prejudicar o futuro profissional e interpessoal do indivíduo, em razão de um ambiente estressante e incômodo, cujo o oprimido, não sabendo como lidar com tal situação, ocasiona o estresse, a depressão e o burnot. À vista disso, é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.

(Boa estratégia coesiva) Ademais, segundo o sociólogo Sérgio Adorno, "o Estado não pode fomentar a violência, mas sim contê-la". Assim, de forma análoga, (Sem vírgula) à irresponsabilidade do meio educacional por não fiscalizarem e orientar seus alunos sobre como se comportarem com os colegas juniores, aqueles que deveriam ser exemplo de acolhimento e ensinamento dos próximos caminhos se tornam agressores desses (Melhore a construção dessa ideia). Nesse sentido, ao debater-se sobre tal problemática, se torna-se necessário a irradicação de comportamentos desrespeitosos e opressores.
 

(Boa estratégia coesiva) Portanto, medidas são necessárias para resolução da cultura do trote no Brasil. Para mais, o Governo Federal aliado ao Ministério da Educação, (Sem vírgula) devem criar uma lei que proíba trotes universitários e que permita apenas festividades com a chegada dos novos alunos, para assim não acarretar mais problemas em torno do meio educacional. Desse modo, tal problemática será apenas uma mazela do passado. (Proposta incompleta)

Comentários do corretor


Delimite e explore as discussões de modo mais produtivo. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     720


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200


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Aviso de responsabilidade: Este serviço utiliza inteligência artificial fornecida pela OpenAI e está em fase de testes. Embora a avaliação possa ser útil, há a possibilidade de imprecisões e erros, portanto, não podemos garantir total precisão na avaliação fornecidas. Por favor, use as informações fornecidas com critério e sempre verifique com fontes adicionais antes de tomar qualquer decisão importante.
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Competência Nota Observações
Competência 1 160 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 160 Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 160 Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 160 Articula as partes do texto, com poucas inadequações, e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 160 Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 800 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.
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