Não é de hoje que vemos a introdução perfeita de calouros em universidades através de trotes humilhantes. Trazido para o Brasil pela elite brasileira, esse ritual é feito nos primeiros dias de aula por responsabilidade dos veteranos. Mas o que geralmente é compartilhado são fotos felizes e engraçadas; pelas entrelinhas, no entanto, há uma violência constrangedora e até criminosa. (Melhore a contextualização e formule a tese)
Certamente, a euforia daqueles que acabam de ingressar na universidade é enorme. O fim do ensino médio traz um certo alívio ao coração do estudante para que ele esteja preparado para os próximos anos de graduação. (Evite esse tipo de construção) E com toda a emoção de um calouro, alguns se submetem à trotes para comemorar o ingresso no ensino superior, que muitas vezes são divertidos, mas que podem passar dos limites (Vírgula) sendo até constrangedores.
(Boa estratégia coesiva) Outrossim, ameaças e crimes, como racismo e injúria, são cometidos durante essas situações de maneira supérflua por estudantes de níveis mais avançados. Aqueles que se submetem aos trotes, muitas vezes por medo de rejeição, correm o tão grande risco de serem acorrentados a uma série de maldades que poderão os impedir de cursar com tranquilidade a faculdade. (Melhore a apresentação da discussão)
(Boa estratégia coesiva) Assim, se torna amedrontador o ingresso em uma universidade por conta da submissão a situações degradantes ou até violentas. Por isso, há a necessidade de criar medidas de segurança preventivas que fiscalizam o processo de iniciação do estudante; além de proibir, em universidades com histórico de trotes criminosos, a prática ameaçadora dos veteranos, projeto proposto pelo senador Jorge Kajuru. (Não apresentou a proposta propriamente dita)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser delimitadas e exploradas de modo mais produtivo. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 680 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |