Na obra "Utopia", do escritor inglês Thomas More, é retratada uma sociedade perfeita, na qual o corpo social padroniza-se pela ausência de problemas e conflitos. No entanto, o que se observa na realidade contemporânea é o oposto do que o autor prega, uma vez que o trote universitário violento apresenta barreiras, as quais dificultam a concretização dos planos de More. Esse cenário antagônico é fruto tanto da punição ineficaz, quanto da escassez de medidas preventivas por parte das universidades. Diante disso, torna-se fundamental a discussão desses aspectos, a fim do pleno funcionamento da sociedade. (Formulou a tese)
Precipuamente, é fulcral pontuar que a supracitada punição ineficaz dos autores de tais crimes deriva da baixa atuação dos setores governamentais no que concerne à criação de mecanismos que coíbam tais ocorrências. Nesse contexto, o pensador Thomas Hobbes afirma que o Estado é responsável por garantir o bem-estar coletivo, entretanto, isso não ocorre no Brasil. Nessa perspectiva, devido à falta de atuação das autoridades, o evento ilegal continuará acontecendo de maneira hostil, expondo mais pessoas a violência moral e até mesmo física (Explore de modo produtivo). Desse modo, faz-se mister a reformulação dessa postura estatal de forma urgente.
(Boa estratégia coesiva) Ademais, é imperativo ressaltar a escassez de medidas preventivas como promotor do impasse. Segundo o filósofo Zigmunt Bauman, não são as crises que mudam o mundo, e sim nossa reação a elas. Partindo desse pressuposto, é notório a acomodação das instituições de ensino em relação ao imbróglio, uma vez que não é visto emprenho para realizar medidas preventivas (Reestruture essa discussão). Nesse sentido, tudo isso retarda a resolução do empecilho, visto que a escassez citada contribui para a perpetuação desse quadro deletério.
(Boa estratégia coesiva) Nota-se, portanto, a necessidade de melhorar o contexto atual. Dessa forma, o governo federal, órgão de maior importância no âmbito nacional, deve conscientizar os estudantes a não colaborar com tais práticas, e punir de maneira justa e rígida os meliantes. Tal ação deve ser realizada por meio de campanhas de conscientização, em parcerias com as universidades e mídias eletrônicas, e nessas campanhas deve predominar quais são os tipos de ações que são consideradas crimes e, também, incentivar as vítimas a denunciar, com a finalidade de obter maior harmonia entre os calouros e os veteranos. Assim, o problema diminuirá e a Utopia de More ficará mais perto de torna-se realidade. (Proposta completa)
Comentários do corretor
Ótima produção textual. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 960 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Competência | Nota | Observações |
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Competência 1 | 80 | Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. |
Competência 2 | 120 | Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Competência 3 | 120 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 | 80 | Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações, e apresenta repertório limitado de recursos coesivos. |
Competência 5 | 80 | Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
Nota final | 480 | A redação apresenta alguns pontos positivos, mas ainda há espaço para melhorias. É importante aprimorar a organização e a clareza das ideias, bem como enriquecer a argumentação com exemplos e referências. |