É fato que os trotes universitários podem representar a interação entre os veteranos e os recém-chegados, estando ligados, na maioria das universidades, a um bom sentido. Entretanto, se deve deve-se destacar que muitos casos se vem de ações violentas que desrespeitam os alunos novos, sendo até mesmo apontados como crimes. Diante disso, se deve ter em mente que o debate sobre o assunto é fundamental para a extinção de comportamentos desmoralizantes, uma vez que estes atos podem levar a desistências, traumas, acidentes e também em casos de morte. (Melhore a contextualização e formule a tese)
Se pode Pode-se notar que estas ações de cunho violento, consideradas "brincadeiras" (Vírgula) na realidade estão ligadas a uma ideia de exclusão, ou seja, uma espécie de teste que os novatos são submetidos a fazer, visando se provarem. Analisando a própria etimologia da palavra "trote", se nota a ideia da violência dos veteranos com o intuito de domesticar os calouros, anulando a visão de ser "apenas uma brincadeira". (Reestruture)
(Melhore a estratégia coesiva) A partir disso se pode observar os efeitos destas práticas quando se vê alunos desistindo ainda no começo do curso, o desenvolvimento de problemas psicológicos como a depressão e ansiedade (Vírgula) e acidentes que levaram a mortes. Como exemplo, se pode citar o caso de Edison Tsung, que morreu afogado em um trote na USP em 1999, fazendo com que a faculdade banisse esses eventos. (Explore mais a discussão)
(Melhore a estratégia coesiva) À vista disso, a solução que se pode encontrar se vem das próprias universidades, ao optar pelo banimento dessas práticas, trocando por atividades mais acolhedoras, como oficinas e palestras, além de trazer para a sala de aula o debate do assunto, como forma de informar e discutir os resultados de tais comportamentos, seja no âmbito psicológico quanto as sequelas físicas. (Não apresentou a proposta propriamente dita)
Comentários do corretor
Reestruture e explore as discussões de modo mais produtivo. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 120 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 600 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Competência | Nota | Observações |
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Competência 1 | 160 | Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Competência 2 | 160 | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Competência 3 | 160 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 | 160 | Articula as partes do texto, com poucas inadequações, e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Competência 5 | 160 | Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
Nota final | 800 | A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias. |