Brincadeira ou exclusão? - Banco de redações


Debate sobre a cultura do trote universitário

Enviada em: 12/10/2023

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

É fato que os trotes universitários podem representar a interação entre os veteranos e os recém-chegados, estando ligados, na maioria das universidades, a um bom sentido. Entretanto, se deve  deve-se destacar que muitos casos se vem de ações violentas que desrespeitam os alunos novos, sendo até mesmo apontados como crimes. Diante disso, se deve ter em mente que o debate sobre o assunto é fundamental para a extinção de comportamentos desmoralizantes, uma vez que estes atos podem levar a desistências, traumas, acidentes e também em casos de morte. (Melhore a contextualização e formule a tese)

Se pode Pode-se notar que estas ações de cunho violento, consideradas "brincadeiras" (Vírgula) na realidade estão ligadas a uma ideia de exclusão, ou seja, uma espécie de teste que os novatos são submetidos a fazer, visando se provarem. Analisando a própria etimologia da palavra "trote", se nota a ideia da violência dos veteranos com o intuito de domesticar os calouros, anulando a visão de ser "apenas uma brincadeira". (Reestruture)

(Melhore a estratégia coesiva) A partir disso se pode observar os efeitos destas práticas quando se vê alunos desistindo ainda no começo do curso, o desenvolvimento de problemas psicológicos como a depressão e ansiedade (Vírgula) e acidentes que levaram a mortes. Como exemplo, se pode citar o caso de Edison Tsung, que morreu afogado em um trote na USP em 1999, fazendo com que a faculdade banisse esses eventos. (Explore mais a discussão)

(Melhore a estratégia coesiva) À vista disso, a solução que se pode encontrar se vem das próprias universidades, ao optar pelo banimento dessas práticas, trocando por atividades mais acolhedoras, como oficinas e palestras, além de trazer para a sala de aula o debate do assunto, como forma de informar e discutir os resultados de tais comportamentos, seja no âmbito psicológico quanto as sequelas físicas. (Não apresentou a proposta propriamente dita)

Comentários do corretor


Reestruture e explore as discussões de modo mais produtivo. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 120 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 120 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 80 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     600


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200


Iara - Correção por Inteligência Artificial

Novo método de correção de redação criado pelo Brasil Escola , que utiliza Inteligência Artificial para avaliar seu texto.
Aviso de responsabilidade: Este serviço utiliza inteligência artificial fornecida pela OpenAI e está em fase de testes. Embora a avaliação possa ser útil, há a possibilidade de imprecisões e erros, portanto, não podemos garantir total precisão na avaliação fornecidas. Por favor, use as informações fornecidas com critério e sempre verifique com fontes adicionais antes de tomar qualquer decisão importante.
logo BRASIL eScola
Competência Nota Observações
Competência 1 160 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 160 Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 160 Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 160 Articula as partes do texto, com poucas inadequações, e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 160 Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 800 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.
Compartilhar resultados!