John Locke, filósofo inglês, destaca que é dever do Estado assegurar os direitos e o bem-estar da população. Todavia, em virtude da cultura do trote universitário ser uma realidade na sociedade brasileira, é válido reconhecer como o Poder Público não atua de modo efetivo e, pior, não exerce seu papel social conforme os ideais de John Locke. Nessa lógica, é possível analisar a perpetuação dessa prática e a sua aceitação social como impulsionadores do problema. (Formulou a tese)
De início, percebe-se que a tradição do trote fomenta a permanência do entrave na sociedade, dado que frequentemente ele é marcado por excessos e humilhações que colocam em risco a integridade física e psicológica dos calouros. Nessa ótica, ao destacar a ideologia do filósofo Platão, especificamente sobre o uso da razão para combater os problemas sociais, nota-se como essa conduta não é realizada pelos brasileiros, sobretudo quando o assunto é a cultura do trote universitário. Isso porque, lamentavelmente, o indivíduo não questiona a realidade na qual está inserido, tendendo a aceitar tais práticas como uma tradição inquestionável, sem perceber os danos que podem causar (Melhore a apresentação da ideia).
(Boa estratégia coesiva) Além disso, vale ressaltar a aceitação social do trote como um fator que dificulta a atenuação do empecilho, visto que a sociedade tende a enxergar essa prática como uma parte inevitável e até mesmo engraçada da vida acadêmica. Segundo Pierre Bourdieu, sociólogo francês, a sociedade incorpora as estruturas sociais, ou seja, os indivíduos incorporam pensamentos difundidos ao longo dos anos e reproduzem com naturalidade. Isso pode ser verificado com a persistência do trote universitário, já que a população, adequada e acostumada com esse cenário, permite que a problemática supracitada continue em evidência, justamente por esse traço natural e banal diante dos fatos.
(Boa estratégia coesiva) Urge, portanto, a adoção de medidas para combater o problema. Nesse sentido, o Poder Público, em parceria com as instituições de ensino, precisa tomar medidas rigorosas para coibir práticas excessivas e humilhantes, garantindo a segurança e dignidade dos estudantes calouros. Isso pode ser alcançado por meio da fiscalização e regulamentação das atividades de recepção aos calouros, bem como da promoção de campanhas de conscientização sobre os limites aceitáveis das brincadeiras de trote. (Proposta completa)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 920 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |