Não trote como não gostaria de ser tratado - Banco de redações


Debate sobre a cultura do trote universitário

Enviada em: 12/10/2023

Status:

Corrigida
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A origem da cultura dos trotes - espécie de ritual de passagem aplicado pelos veteranos aos alunos ingressantes - remonta à Idade Média. Essa tradição, que tem como ponto alto a humilhação e violência desde do  o seu surgimento, nasceu junto com as primeiras universidades europeias e chegou ao Brasil quando os filhos das famílias mais abastadas começaram a frequentar universidades no velho continente. (Formule a tese)

Para citar um dos casos em que a "brincadeira" terminou com uma tragédia. (Truncamento) Em 1999, um churrasco de boas-vindas de alunos da USP findou com a morte de Edison Tsung, calouro do curso de medicina da mesma universidade. Mais recentemente, viralizou um vídeo nas redes sociais no qual estudantes de uma faculdade particular mostram partes íntimas para outros alunos durante uma competição de jogos universitários. No mínimo desrespeitoso, mas o fato também é considerado crime. (Explore o seu ponto de vista)

(Melhore a estratégia coesiva) A integração dos calouros, como são chamados os novos estudantes, é muito importante, pois os mesmos estão iniciando uma nova fase de suas vidas. E a grande maioria está ingressando pela primeira vez no ensino superior. Portanto, é importante que os jovens sintam-se à vontade, e não sejam oprimidos. Nesse primeiro contato o ideal é que eles possam tirar suas dúvidas quanto ao funcionamento da instituição que será sua segunda casa pelos próximos anos. (Explore mais)

(Melhore a estratégia coesiva) E para que haja uma mudança nessa cultura de violência e lacração, é imprescindível que os conselhos acadêmicos se envolvam com a questão, e juntamente com os centros acadêmicos - esfera mais próxima aos estudantes dentro das universidades - promovendo debates e desenvolvendo ações que estimulem o que convencionou-se (Partícula atrativa) chamar de "trotes solidários". Tratam-se de iniciativas que promovem a coleta de itens para doação (cesta-básica, roupas, material de higiene pessoal) ou o engajamento em atividades voluntárias (doação de sangue, visitas a abrigos).

(Boa estratégia coesiva) Para que essa cultura seja transformada, uma excelente estratégia seria campanhas de conscientização financiadas e promovidas pelas as instâncias superiores das instituições de ensino, sobretudo as pró-reitorias de graduação. Além da iniciativa de disponibilizar canais de denúncia, para que os estudantes que sofram algum tipo de violência possam relatar o ocorrido. Por fim, caso seja necessário, as instituições também protocolizar as denúncias, fazendo com que as mesmas cheguem até as esferas competentes, polícias civis ou outra que seja, para a adoção das providências, caso seja necessário. (Proposta incompleta)

Comentários do corretor


Lembre-se: há um limite de 30 linhas para desenvolver as discussões. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 80 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     720


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200