Passar no vestibular não é tarefa fácil, por isso aqueles que conquistam a tão sonhada vaga começam a nutrir uma série de expectativas acerca da vida universitária, começando pela forma que serão recebidos pelos veteranos. Porém, quando vivem o chamado "trote" são imediatamente impactados por tamanha violência e hostilidade, assim, o que era para servir de acolhimento, torna-se uma experiência de horror tanto para a vítima quanto pata o ensino superior brasileiro. (Formule a tese)
Em outras palavras, a primeira experiência de alguém na faculdade deveria ser tranquila, mas muitas vezes é traumática. Isso porque, pensando em causar para os novatos um primeiro contato marcante, os veteranos exageram na recepção, coagindo os recém-chegados a participar de atividades que ferem sua integridade física e moral, bem como ingerir bebida alcoólicas contra sua vontade. Por causa disso muitos estudantes são encaminhados para o hospital com ferimentos graves, alguns são enviados para delegacia a fim de que seja feita uma ocorrência contra abuso sexual e, (Sem vírgula) há também os que morrem vítimas de tamanha truculência. Ademais, quem é exposto a este tipo de tratamento terá mais chances de desenvolver quadros de ansiedade e depressão, no futuro. (Delimite e explore de modo mais produtivo)
(Melhore a estratégia coesiva) Assim como foi citado no parágrafo supraescrito, o trote urge das ações inconsequentes de alguns alunos, que prejudicam não somente outros alunos, mas também a própria universidade. À proporção que estudantes do ensino médio crescem ouvindo histórias violentas e hostis sobre o meio universitário, por medo, eles podem se afastar do ensino superior de diferentes formas, como exemplo: optando por não fazê-lo ou faltando durante as primeiras semanas de aula. Além do mais, os imigrantes que desejam dar seguimento para seus estudos no Brasil podem associar a desordem causada por estes atos À a um atraso educacional, de modo que, (Sem vírgula) os trotes são responsáveis por degradar a imagem que se tem de uma instituição de ensino superior do Brasil, tornando-a cada vez menos atrativa. (Delimite e explore de modo produtivo)
(Boa estratégia coesiva) Dessa forma, cabe às universidades brasileiras proibirem definitivamente o trote em suas dependências, estabelecendo que os universitários descumpridores de tal ordem poderão ser expulsos da faculdade e serão encaminhados para delegacia, a fim de que prestem contas diante de uma autoridade pública. Não obstante, elas devem organizar e supervisionar agremiações estudantis que pensem em cerimônias respeitosas, com o fito de superar as expectativas dos novatos e, acima disto, fazer da faculdade um ambiente adequado para o aprendizado e a convivência. (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 760 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Competência | Nota | Observações |
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Competência 1 | 160 | Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Competência 2 | 160 | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Competência 3 | 160 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 | 160 | Articula as partes do texto, com poucas inadequações, e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Competência 5 | 160 | Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
Nota final | 800 | A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias. |