Na série sueca "Young Royals", os veteranos de um colégio de elite instigam um aluno calouro a participar de um ritual de iniciação para que o mesmo fosse plenamente aceito entre eles. Com humilhações e violência, a cena retrata fielmente os trotes universitários, que acontecem ao redor do mundo e quase sempre com algum tipo de violação moral. É necessário que ocorram mudanças nas regras das universidades. (Melhore a contextualização do tema)
Em primeiro plano, os trotes universitários constituem uma parte fundamental da socialização dos alunos. Logo, tornam-se praticamente obrigatórios, uma vez que aquele que não participa pode ser mal visto pelos outros. Com isso, alguns participam para evitar possíveis atos de bullying ou de assédio por parte dos colegas de classe. (Explore mais a discussão)
(Boa estratégia coesiva) Além disso, nessas festas poucos responsáveis estão presentes, sendo realizadas e vigiadas majoritamente pelos alunos. Como resultado, aumentam as chances de ocorrer um crime como estupro ou racismo. Em casos assim, a punição pode nem ocorrer, principalmente porque há a presença de pessoas de fora, que os alunos nunca mais irão ver e eventualmente reconhecer. (Explore mais a discussão)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, a permanência dos trotes nas universidades é nociva ao estudante, comprometendo sua vida acadêmica e seu psicológico. Por isso, para combater a violência nesses eventos, é preciso que o Ministério da Educação com o auxílio das instituições de ensino superior promovam mudanças na organização e no monitoramento das festas, fornecendo ajuda para um momento seguro, com a finalidade de criar um espaço educacional que conte com lazer, sem prejudicar a segurança dos estudantes. (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 800 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Competência | Nota | Observações |
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Competência 1 | 160 | Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Competência 2 | 160 | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Competência 3 | 160 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 | 160 | Articula as partes do texto, com poucas inadequações, e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Competência 5 | 160 | Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
Nota final | 800 | A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias. |