Na obra ''A república'', o filósofo grego platão idealiza uma cidade livre de desordens e problemas, em que o povo trabalha em conjunto para superar todos os obsáculos. Fora da ilustre produção literária, com ênfase nas instituições brasileira hodierna, percebe-se o oposto dos ideais de platão visto que a cultura do trote universitário em algumas situações apresentam alguns obstáculos de grandes proporções, (Ponto final) Assim é notório que este cenário antagônico é fruto tanto da posição hierárquica quanto da normalização desses trotes. (Formulou a tese)
Em primeira análise, é imperioso analisar a ausência de medidas governamentais para combater os trotes vexatórios ou violentos em instituições. De acordo com a lei n° 445, de 2023, proíbe qualquer tipo de atividade que envolva agressão e humilhação em novos alunos das instituições, (Ponto final) Esse preceito deve ser reforçado nas instituições, umas vez que o Estado deve criar medidas públicas voltadas a prevenção dessas violências e, como consequência dessa negligência, casos e mortes já foram registrados no Brasil por trotes. Dessa forma, fica claro, (Sem vírgula) que as autoridades e as instituições, com urgência, precisam mudar seu posicionamento diante desse impasse.
(Boa estratégia coesiva) Outrossim, é crucial explorar o efeito da liberdade nas universidades como outro agente influenciador do reves. Segundo estudantes e professores de universidades, trotes mais pesados, hoje, se concentram em faculdades localizadas no interior, uma vez que os alunos estão longe de suas famílias e vê a faculdade como seu único elo. Diante desse pressuposto, percebe-se que os universitários veteranos por se mostrarem superiores aos calouros, causam humilhações que se tornaram comum nas universidades. Desarte, tudo isso retarda e resolução do empecilho, já que a falta de conscientização sobre os limites e respeito contribui para a perpetuação desses cenário caótico.
(Boa estratégia coesiva) Infere-se, portanto, que é imprescindível a mitigação dos desafios para combater os trotes em universidades. Assim, o Ministério da Educação (MEC) - órgão governamental responsável pelas universidades - deve criar, mediante verbas governamentais, políticas e campanhas sobre a conscientização sobre os danos causados pelos trotes, (Ponto final) Isso pode ser feito por profissionais da área administrativa e segurança pública, e em lugares como portaria e início do ano letivo, de como a utilizar punição aos responsáveis por trotes, como ensinamento o respeito e limite, a fim desses atos violentos e abusivos. Com essas ação, as universidades brasileira poderá chegar perto das convicções platônicas e, além disso, alcançar o bem-estar social. (Proposta completa)
Comentários do corretor
Lembre-se: há um limite de 30 linhas para desenvolver as discussões. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência
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Nota
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Motivo
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Domínio da modalidade escrita formal
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160
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Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
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Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
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160
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Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
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Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
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120
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Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
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Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
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200
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Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
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Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos
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200
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Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
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NOTA FINAL: 840
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Veja abaixo a nota relacionada a cada nível |
Nível 0 |
Nota 0 |
Nível 1 |
Nota 40 |
Nível 2 |
Nota 80 |
Nível 3 |
Nota 120 |
Nível 4 |
Nota 160 |
Nível 5 |
Nota 200 |
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Novo método de correção de redação criado pelo
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Competência |
Nota |
Observações |
Competência 1 |
80 |
Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. |
Competência 2 |
120 |
Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Competência 3 |
80 |
Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 |
80 |
Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações, e apresenta repertório limitado de recursos coesivos. |
Competência 5 |
80 |
Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
Nota final |
440 |
A redação apresenta alguns pontos positivos, mas ainda há espaço para melhorias. É importante aprimorar a organização e a clareza das ideias, bem como enriquecer a argumentação com exemplos e referências. |
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