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Debate sobre a cultura do trote universitário

Enviada em: 11/10/2023

Status:

Corrigida
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No trecho "Me zombaram, me criticaram" (Vírgula) da canção "Na mesa do rei", a cantora gospel Damares Alves narra como foi tratada ao chegar na cidade de Lo -Debar. Assemelhan-se à realidade de muitos estudantes brasileiros que ao chegarem na faculdade se deparam com "trotes universitários" (Vírgula) aos os quais quais são submetidos a situações humilhantes e desnecessárias. Isso ocorre por causa da maldade humana e pela negligência governamental. (Formulou a tese)

Nesse sentido, nota-se que , (Sem vírgula) a maldade humana é um dos principais entraves para os calouros das universidades brasileiras. Nesse contexto, o jornalista equatoriano Juan Montalvo afirma que "não há nada mais duro do que a suavidade da indiferença". Nessa pespectiva ,os calouros são submetidos a a contragimentos desnecessários, na medida em que , (Sem vírgula) se acham obrigados a participar de "brincadeiras", como : raspar o cabelo, andar despido na rua,etc . Dessa forma,o que deveria ser , na teoria, um ato saudável acaba se tornando o reflexo da indiferença dos estudantes com os calouros. (Truncamento) Evidenciando o pensamento de Montalvo acerca da problemática. (Abordagem limitada)

(Boa estratégia coesiva) Ademais, vale salientar que a negligência governamental corrobora para a continuidade da cultura de trotes universitários nas faculdades brasileiras.Nesse viés,o filósofo inglês Thomas Hobbes afirma que proporcionar meios que auxiliem no progresso da sociedade, (Sem vírgula) é dever do Estado. Entretanto ,o governo não demonstra interesse no progresso da sociedade,pois negligencia os trotes universitários e ao invés de por um fim nessa cultura agi como se ela não existisse. (Reestruture e explore de modo mais produtivo)

(Boa estratégia coesiva) É urgente, portanto, que medidas sejam tomadas para mitigar as adversidades abordadas.Cabe ao governo - órgão responsável pela população-a proibição de trotes em todas as faculdades brasileiras,por meio de leis que bloqueiem trotes violentos. (Truncamento) Com o intuito de que os calouros possam passar por algo diferente da canção de Damares Alves. (Proposta completa)

Comentários do corretor


Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 120 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     800


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200