Iniciado na Europa, ainda durante a Idade Média, e trazido ao Brasil através da elite estudantil brasileira, a cultura dos trotes universitários tem se tornado um problema cada vez maior em nossa sociedade, responsável por alterar, muitas das vezes, permanentemente, a vida de milhares de estudantes que começaram a cursar o ensino superior. Como é dito na frase do filósofo Immanuel Kant " O homem não é nada além daquilo que a educação faz dele" (Melhore a coesão) é necessário compreender o que a nossa educação está fazendo a respeito deste problema tão comum em nossa sociedade. (Formule a tese)
O trote universitário é um ritual de iniciação ao no qual os calouros são submetido, pelos veteranos, a realizar uma série de atividades humilhantes, degradantes e muitas das vezes criminosas, com o intuito de serem aceitos e acolhidos pelos veteranos, alunos que já estão cursando o ensino superior. Ao longo de todo o território nacional é possível observar diversas situações em que são cometidos estes atos desrespeitos, que é considerado por muitos algo "inofensivo". Por meio destes pensamentos é possível levantar alguns questionamentos, como: " O que as nossa instituições de educação estão fazendo para reverter está situação?", a realidade é que está situação revoltante é, muitas das vezes, ignorada e minimizada por muitas instituições educacionais e seus representantes, até que seja alcançada uma situação crítica, como atos de racismo, homicídio e assédio sexual. (Delimite e explore de modo mais produtivo)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, é nítido os desafios que os estudantes passam anualmente durante o seu período de ingresso na faculdade, passando por diversas situações humilhantes, que, muitas das vezes, são desprezadas pelas autoridades competentes, haja vista este problema é necessário pensar em medidas que devem ser tomadas para evitar este tipo situação. (Explore de modo mais produtivo. Parágrafo frasal)
(Melhore a estratégia coesiva) Tendo em mente a citação do autor John Locke " Onde não há lei, não há liberdade" (Vírgula) é necessário que as instituições responsáveis, tanto as universidades e o Ministério da Educação (MEC) (Vírgula) tomem medidas e criem leis para reverter essas situações. Felizmente, há um projeto de lei em transmitação na Câmara dos Deputados, proposto pelo senador Jorge Kajuru, que busca proibir qualquer tipo de trote universitário violento, assim garantindo a liberdade e a dignidade dos estudantes. (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 720 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |