Entende-se que "Trote Universitário" é um tipo de recepção que os veteranos, alunos que estão no ensino superior a há mais tempo, providenciam aos calouros todos os anos. Porém, nota-se o aumento de problemas relacionados aos tipos de cerimônia que os mais velhos realizam. Com esse aumento, não deve ser dispensado o fato de que precisa ser debatido este assunto. (Formule a tese)
Para começar, esse trote foi trago trazido ao Brasil pelos estudantes das universidades portuguesas em 1831. A partir desse momento, isso começou a ser praticado em várias escolas superiores permanecendo esse costume até hoje. Nos dias atuais, os novatos são muitas vezes obrigados a fazer algo engenhoso e inusitado que traz certa graça aos mais velhos, como por exemplo, ficar pelados na frente de seus colegas e recebendo chicotadas. Por mais que pareça ser algo humilhante, para os veteranos é algo totalmente engraçado. (Explore de modo produtivo)
(Boa estratégia coesiva) No entanto, o modo como fazem esses rituais de integração estão sendo cada vez mais ousados a ponto de ameaçar a vida de seus novos colegas se não cumprirem com a recepção oferecida. As consequências estão sendo tão extremas que há casos registrados de violências severas aos novatos a ponto de serem hospitalizados por recusar obedecer as regras apresentadas (Melhore a apresentação dessa discussão). Em 2015, o Instituto AVON revelou em uma pesquisa que como punição, pinga foi jogada no olho de uma estudante caloura por ela não querer beber.
(Boa estratégia coesiva) Em conclusão, são tantos casos registrados que precisa ser feito algo para evitar o castigo da cultura do trote universitário. Por isso, a conscientização deve ser feita por meio das escolas e colégios de ensino superior para os estudantes entenderem que trotes devem ser feitos de modo divertido para os dois lados sem punições (Melhore a coesão) e podem promover trotes solidários e ecológicos que beneficiam não só os estudantes em si para trazer um prazer aos novos em participar. (Não apresentou a proposta de intervenção propriamente dita)
Comentários do corretor
Delimite e explore as discussões de modo mais produtivo. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência
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Nota
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Motivo
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Domínio da modalidade escrita formal
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160
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Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
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Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
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160
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Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
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Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
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120
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Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
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Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
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200
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Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
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Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos
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80
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Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
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NOTA FINAL: 720
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Veja abaixo a nota relacionada a cada nível |
Nível 0 |
Nota 0 |
Nível 1 |
Nota 40 |
Nível 2 |
Nota 80 |
Nível 3 |
Nota 120 |
Nível 4 |
Nota 160 |
Nível 5 |
Nota 200 |
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Novo método de correção de redação criado pelo
Brasil Escola , que utiliza Inteligência Artificial para avaliar seu texto.
Aviso de responsabilidade: Este serviço utiliza inteligência artificial fornecida pela
OpenAI e está em fase de testes. Embora a avaliação possa ser útil, há a possibilidade de imprecisões e erros, portanto, não podemos garantir total precisão na avaliação fornecidas. Por favor, use as informações fornecidas com critério e sempre verifique com fontes adicionais antes de tomar qualquer decisão importante.
Competência |
Nota |
Observações |
Competência 1 |
0 |
Demonstra desconhecimento da modalidade escrita formal da língua portuguesa. |
Competência 2 |
80 |
Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão. |
Competência 3 |
80 |
Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 |
40 |
Articula as partes do texto de forma precária. |
Competência 5 |
40 |
Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto. |
Nota final |
240 |
Apesar de alguns acertos, a redação apresenta falhas significativas que prejudicam a compreensão do texto. É preciso dedicar mais atenção à coesão e coerência, além de aprimorar a argumentação. |
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