Ingressar no ensino superior é o sonho da maioria dos estudantes, além de ser muito importante para seus respectivos futuros e com essa ingressão dos novos alunos ocorre a cultura dos trotes universitários (Melhore a construção dessa ideia). Entretanto, o trote universitário (Vírgula) quando praticado de forma violenta ou humilhante, acaba por decepcionar ou traumatizar os estudantes que estão entrando em um novo mundo. Com isso, os trotes acabam sendo desnecessários e degradantes. (Formule a tese)
Primeiramente, a acolhida e a ingressão dos novos alunos precisa ser feita de maneira com que esses estudantes se sintam bem e confortáveis ao entrar nesse novo ambiente. Os trotes universitários não devem ser violentos pois " a violência, seja qual for a maneira como ela se manifesta, é sempre uma derrota." Frase do filósofo francês Jean-Paul Sartre. (Explore de modo produtivo)
(Boa estratégia coesiva) Em segundo plano, muitos crimes acabam sendo cometidos no trote universitário, resultando às vezes em morte ou traumas psicológicos nos alunos. Essa cultura praticada de forma violenta e com injúria racial vai contra a dignidade dos novos estudantes, com a frase de Paulo Freire, educador brasileiro, " a inclusão acontece quando se aprende com as diferenças e não com as igualdades" (Melhore a coesão) percebe-se que não há razão de praticar trotes violentos e humilhantes em alunos calouros por motivos de aparência ou etnias diferentes. (Explore de modo mais produtivo)
(Boa estratégia coesiva) Diante da situação exposta, é necessário a tomada de medidas para amenizar o quadro atual. Cabe às universidades monitorar de forma rígida os trotes universitários para que haja a proteção dos novos alunos que estão ingressando no ensino superior. Formular regras e estabelecer limites contribuirá para que a cultura dos trotes não seja proibida, mas sim praticada de forma com que haja uma acolhida respeitosa dos estudandes. (Não apresentou a proposta propriamente dita)
Comentários do corretor
Delimite e explore as discussões com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 640 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |