Durante o Império, foi introduzido no Brasil o trote universitário, por meio dos alunos que foram estudar na Europa, com a premissa de ser uma prática de integração entre calouros e veteranos. Entretanto, atualmente, há o debate sobre a cultura do trote universitário, por ser um evento que tem promovido atos de preconceito e violência física. Por isso, esse problema precisa ser sanado. (Formule a tese)
A princípio, a cultura do trote universitário fomenta atos preconceituosos, como o racismo e a homofobia. Nesse sentido, durante a sua realização, os veteranos se sentem livres para destratarem os novatos, referindo-se a estes com termos pejorativos –macaco, por exemplo- usados em tom de banalidade para mascarar a real intenção preconceituosa, oprimindo-os. Por conseguinte, o trote tem a sua finalidade esvaziada, não integrando os calouros, mas os amedrontando, tornando a universidade um lugar de inseguranças, diferente do que foi proposto quando introduzido no Brasil. Dessa forma, é preciso a reformulação e fiscalização dessa prática.
(Boa estratégia coesiva) Ademais, é preciso o debate sobre o trote estudantil por ele pôr a integridade física dos envolvidos em risco. Nesse viés, a ausência de fiscalização mais a disponibilidade de bebidas alcoólicas e drogas propiciam a ocorrência de confusões, além de casos mais graves, como abusos sexuais e mortes. A título de exemplo, em 2023, a jovem Janaína Bezerra foi estuprada e morta durante um trote que ocorreu na Universidade Federal do Piauí, após ser embriagada e coagida por outro estudante, evidenciando, assim, a falta de fiscalização e segurança nesse evento. Desse modo, torna-se urgente o debate para tornar essa prática segura de ser exercida.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, é necessário solucionar os impasses do trote universitário. Para isso, o Ministério da Educação, trabalhando junto com as diversas universidades, deve criar leis para a realização do trote, que será praticado apenas na área da faculdade sob a fiscalização de seguranças, isso por meio dos colegiados de cada curso que irão organizar o evento e proibir as bebidas alcoólicas. Tudo isso a fim de que não haja mais atos de preconceito e violência, ocorrendo um trote saudável de integração. (Proposta completa)
Comentários do corretor
Delimite e explore as discussões com mais produtividade. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 920 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |