Segundo o pensador chinês, Confúcio, não reparar nossas falhas é o mesmo que cometer erros. Assim, é necessário debater sobre a cultura do trote universitário. Tal realidade pode ser evidênciada não só na falta de informação, mas também no exagero dos trotes. Nesse sentido medidas devem ser pensadas para mudar este revés. (Melhore a contextualização e formule a tese)
Em primeiro lugar, a falta de informação entre veteranos é notaria notória, assim que, (Desenvolva a sigla) desejam pregar peças em calouros (Melhore a construção dessa ideia). (Truncamento) Porque é uma cultura universitária. Á vista disto, situações constrangedoras causadas por veteranos com calouros por falta de informação são predominates em festas do genêro. Igual ao caso de queimaduras corporais, provocadas por limão expostos ao sol em calouros de Diamantina-Mg, conforme o canal de notícias G1 relata.
(Boa estratégia coesiva) Outrossim, o exagero em brincadeiras do trote universitário é um ponto preponderante na temática. Nesse contexto, veteranos ultrapassam limites dos trotes por acreditar estar que estão em posição de perder, já que na hierarquia veteranos estão acima dos calouros (Melhore a construção dessa ideia). Em virtude disso, nota-se através de calouros machucados ou constrangidos. (Truncamento) Consoante ao trote na UFPR como visto no Uol.
(Boa estratégia coesiva) Diante desta análise, mediadas são necessárias a fim de mitigar os problemas relacionados a cultura do trote universitário. Portanto, cabe ao governo promover palestras educativas de como produzir um trote respeitoso, sendo elas na faculdade e escolas públicas e particulares (Vírgula) com a finalidade de evitar erros e falhas. Tudo isto para que a partir das ações os entreavés sejam, (Sem vírgula) enfrentados como dito por Confúcio. (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
Delimite e explore as discussões com clareza e produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 720 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |