O artigo quinto da nossa Constituição, lei maior da nação, no inciso dois e três, é taxativo: " ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei e, principalmente, ninguém será submetido a tortura nem a tratamento desumano ou degradante. (Fechar aspas onde termina a citação) O trote faz parte da cultura universitária no Brasil, essa fase tão importante e empolgante na passagem da vida estudantil para a vida adulta, que deveria ser uma interação com a comunidade acadêmica, fortalecendo contatos com a comunidade e encorajando calouros a perder a timidez e demonstrar o seu melhor, evolui para agressões, humilhações e muitas vezes torturas. a falta de planos acadêmicos de responsabilidade da diretoria da universidade e a psicologia juvenil que distorcem o objetivo do trote, causando constrangimentos e dúvidas sobre a credibilidade do ensino superior no Brasil. (Melhore a contextualização do tema)
Perde-se uma grande oportunidade de criar um ambiente criativo e que realmente encorajem os jovens a realizarem desafios de valor para a sociedade. Em uma sociedade com vários problemas sociais, os trotes deveriam surgir como base para alunos conhecerem a realidade do seu bairro, cidade, ou país. Desafios como pesquisa de campo, arrecadação, gincana com crianças da comunidade mais próxima, documentários, curta-metragem e até conviver um dia na vida de algum cidadão ou profissionais do município do aluno serviria como uma ótima introdução acadêmica e conhecimento de mundo real. (Abordagem limitada)
(Melhore a estratégia coesiva) De qualquer forma, sem plano acadêmico e profissionais capacitados para envolver o aluno na ciência que escolheu para coloborar com a sociedade, nenhuma criatividade surgirá do trote e naturalmente encaminharemos nossos alunos para o campo do crime e da queda de reputação, que em um país que precisa mais do que nunca da educação, ciência e tecnologia nesse século, seria sem dúvida desperdício de vida, tempo e muitos impostos. (Abordagem limitada)
(Melhore a estratégia coesiva) Aproximar a comunidade acadêmica a realidade municipal, estadual e nacional faz-se necessário como estratégia de crescimento e enriquecimento da nação, só assim surgirá soluções viáveis e eficientes. Os funcionários públicos das universidades estatais e da rede privada devem combater a ignorância e a humilhação em um ambiente onde deveria imperar as boas ideias.
(Melhore a estratégia coesiva) Analisa-se ser muito importante criar parceria com Instituições da administração direta e indireta, Ongs (Desenvolva a sigla), empresas privadas de mídia com o objetivo de manter constante fluxo de informação, criando banco de dados que servirá para criar estratégias de trotes em que de fato algo produtivo é realizado para toda sociedade de acordo com a necessidade vigente na data em que universitários começam sua vida acadêmica. Esses bancos de dados defirão a hierarquia e importância que cada tema, afim a fim de separar em graus de dificuldades e áreas de interesse e encaminhar os desafios de acordo com a aptidão de cada aluno. (Não apresentou a proposta propriamente dita)
Comentários do corretor
Lembre-se: há um limite de 30 linhas para desenvolver a discussão. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 120 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 560 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |