Na obra "Utopia", do escritor inglês Thomas More, é retratada uma sociedade perfeita na qual o corpo social padroniza-se pela ausência de conflitos e problemas. Nesse contexto, a realidade contemporânea está distante do que o autor prega, visto que a violência e o constrangimento associados a trotes universitários estão presentes na atualidade. Sob esta perspectiva, é necessário analisar as causas deste problema, que incluem a inconsciência da população e a inoperância do Estado. (Formulou a tese)
A princípio, é lúcido pontuar a ignorância da coletividade perante este ritual de iniciação. Tal fato é coincidente com a filosofia de Platão sobre o "Mito da Caverna", o qual aponta que os indivíduos, devido à ausência de debates, tendem a conservar-se num estado de ignorância sobre um determinado assunto. Analogamente à obra, o cidadão que não conhece, minimamente, as consequências da agressão e da vergonha tenderá a criar suposições erradas, tomando ações equivocadas, por exemplo, acreditando em ideias como "é apenas uma brincadeira", reproduzindo esses estigmas em seus diálogos cotidianos.
(Boa estratégia coesiva) Além disso, é evidente a negligência do Estado em relação ao avanço desta circunstância desafiadora. Isso porque, segundo o sociólogo Zygmunt Bauman, a máquina estatal tornou-se uma "instituição zumbi", ou seja, perdeu a sua função social, mesmo que tenha mantido a sua forma. Tal premissa assume contornos específicos no Brasil, pois mesmo com a Constituição brasileira, ainda são insatisfatórias as ações estatais básicas, (Melhore a apresentação da discussão) a exemplo da promoção de conhecimento acerca das brincadeiras universitárias, para a sociedade em geral.
(Boa estratégia coesiva) É necessário, portanto, que medidas sejam tomadas para atenuar o problema. Posto isso, o governo federal, como instância máxima de administração executiva, deve atuar em favor da comunidade, através do desenvolvimento de propagandas de televisão e cartazes, voltadas à conscientização da população. Tal medida deve ser realizada com folhetos nas principais instituições públicas da comunidade, incentivando o combate a situações degradantes em trotes universitários, de modo a promover as ideias de Thomas More em "Utopia". (Proposta completa)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 960 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |