Desde o período mais antigo até a idade contemporânea são utilizados rituais de passagem, um exemplo disso, (Sem vírgula) são os trotes universitários que se classificam como uma recepção aos calouros para integração social. No entanto, tal prerrogativa tem se concretizado de forma obsoleta, violando o individuo como um todo, quando se observa as práticas da cultura dos trotes universitários. Nesse viés, torna-se necessário analisar as causas desse revés, dentre as quais se destacam as esferas histórico-culturais e sociais. (Formulou a tese)
Em primeira análise, é valido pontuar que o setor histórico-cultural está diretamente relacionada aos rituais violentos realizados nesses centros educacionais. No período conhecido como “ idade das trevas”, surgiu na Europa as primeiras atividades agressivas na recepção de um novo aluno nas universidade. Segundo o sociólogo Pierre Bourdieu, em sua obra ‘Habitus’, diz que a sociedade possui padrões impostos, naturalizados e reproduzidos por gerações. Por conseguinte, esses rituais transcenderam para as futuras gerações tradicionalmente e trouxe diversos problemas físicos e psicológicos aos calouros, podendo gerar até a desistência de um sonho recém conquistado. Logo, é inadmissível que esses fatos perdurem durante o século XXI. (Delimite e explore de modo mais produtivo)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, é imperativo ressaltar que a esfera social promove a cultura do trote universitário. De acordo com o filósofo Jean-Jacques Rousseau, “ O ser humano nasce bom, a sociedade que o corrompe”. Essa proposição traz a reflexão sobre as ações do ser humano, que não passam de um reflexo em que o indivíduo se constrói. Nesse raciocínio, o jovem adquire a convivência com a violência externa proposta por um grupo social e torna isso agregado aos seus valores, para evitar a exclusão coletiva. (Uso inadequado da pontuação. Melhore a construção dessa discussão). Esse cenário, (Sem vírgula) favorece a transgressão das relações interpessoais e promove a crueldade disseminada pelas comemorações universitárias.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, dadas as questões anteriormente problematizadas, são necessárias medidas para combater o trote universitário. Por sua vez, o Estado – principal promotor de regularidade social – deve promover programas com o viés educacional, para evitar agressões e violações do direito humano, tendo como objetivo oferecer à sociedade comemorações pacificas. Por fim, cabe às organizações não governamentais e âmbitos midiáticos – instrumento de ampla abertura - a fiscalização destas políticas e a realização de medidas que as auxiliem, (Sem vírgula) por intermédio de campanhas e publicidade. Assim, a partir dessas medidas, os rituais de recepção aos calouros sejam baseados em fraternidade, diferente das relações estabelecidas desde o período medieval. (Proposta completa)
Comentários do corretor
Delimite e explore as discussões com mais produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 880 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |