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Debate sobre a cultura do trote universitário

Enviada em: 10/10/2023

Status:

Corrigida
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“Ensaio sobre a cegueira” retrata a invisibilidade de certos problemas da sociedade. Na realidade brasileira, a crítica de Saramago é verificada no entrave da cultura do trote universitário, visto que muitas vezes exista a ocorrência de comportamentos indevidos que prejudicam os novos estudantes. Dessa forma, percebe-se a consolidação de um grave problema, em virtude do silenciamento e da influência da mentalidade social. (Formulou a tese)

Nesse contexto, em primeiro plano, é preciso atentar para a falta de discussão presente no cenário vigente. Djamila Ribeiro explica que é preciso tirar uma situação da invisibilidade para que soluções sejam promovidas. No entanto, há um encobrimento instaurado no debate sobre a cultura do trote universitário, uma vez que pouco se é discutido sobre o impacto que certas condutas podem ter sobre os jovens (Explore mais essa discussão). Consequentemente, são mantidos costumes que podem provocar violência física e psicológica às vítimas dos trotes, que passam a se caracterizar como uma violência. Logo, urge tirar essa situação da invisibilidade para solucioná-la, como defende a pensadora.

(Boa estratégia coesiva) Além disso, é coerente apontar que o pensamento coletivo impacta a questão. Chimamanda Adichie afirma que “a cultura não faz as pessoas; as pessoas fazem a cultura”. Tal perspectiva aponta para a responsabilidade individual de mudar a mentalidade coletiva sobre a cultura do trote universitário, dado que essas práticas estejam presentes em muitas universidades do Brasil. Por conseguinte, a normalização dos trotes se configura como um impasse, pois ocasiona assim a permanência desse tipo de tradição nas instituições, onde em diversas delas os calouros sofrem com esse descaso (Melhore a apresentação da discussão). Assim, é preciso suscitar a ação individual para atingir a construção social desejada.

(Boa estratégia coesiva) Portanto, é indispensável intervir sobre a problemática. Para isso, o Instagram deve criar uma campanha que trate do empecilho da cultura do trote universitário, por meio de vídeos com orientações precisas, a fim de reverter o silenciamento que impera. Tal ação pode, ainda, ser divulgada com uma “Hashtag” para atingir mais pessoas. Paralelamente, é preciso agir sobre a influência da mentalidade social presente no óbice. Dessa maneira, será possível superar a cegueira social de que Saramago falou. (Proposta completa)

Comentários do corretor


Explore mais as discussões ao longo do desenvolvimento. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 200 Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     880


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200


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Aviso de responsabilidade: Este serviço utiliza inteligência artificial fornecida pela OpenAI e está em fase de testes. Embora a avaliação possa ser útil, há a possibilidade de imprecisões e erros, portanto, não podemos garantir total precisão na avaliação fornecidas. Por favor, use as informações fornecidas com critério e sempre verifique com fontes adicionais antes de tomar qualquer decisão importante.
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Competência Nota Observações
Competência 1 120 Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 160 Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 120 Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 120 Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 640 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.
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