“Ensaio sobre a cegueira” retrata a invisibilidade de certos problemas da sociedade. Na realidade brasileira, a crítica de Saramago é verificada no entrave da cultura do trote universitário, visto que muitas vezes exista a ocorrência de comportamentos indevidos que prejudicam os novos estudantes. Dessa forma, percebe-se a consolidação de um grave problema, em virtude do silenciamento e da influência da mentalidade social. (Formulou a tese)
Nesse contexto, em primeiro plano, é preciso atentar para a falta de discussão presente no cenário vigente. Djamila Ribeiro explica que é preciso tirar uma situação da invisibilidade para que soluções sejam promovidas. No entanto, há um encobrimento instaurado no debate sobre a cultura do trote universitário, uma vez que pouco se é discutido sobre o impacto que certas condutas podem ter sobre os jovens (Explore mais essa discussão). Consequentemente, são mantidos costumes que podem provocar violência física e psicológica às vítimas dos trotes, que passam a se caracterizar como uma violência. Logo, urge tirar essa situação da invisibilidade para solucioná-la, como defende a pensadora.
(Boa estratégia coesiva) Além disso, é coerente apontar que o pensamento coletivo impacta a questão. Chimamanda Adichie afirma que “a cultura não faz as pessoas; as pessoas fazem a cultura”. Tal perspectiva aponta para a responsabilidade individual de mudar a mentalidade coletiva sobre a cultura do trote universitário, dado que essas práticas estejam presentes em muitas universidades do Brasil. Por conseguinte, a normalização dos trotes se configura como um impasse, pois ocasiona assim a permanência desse tipo de tradição nas instituições, onde em diversas delas os calouros sofrem com esse descaso (Melhore a apresentação da discussão). Assim, é preciso suscitar a ação individual para atingir a construção social desejada.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, é indispensável intervir sobre a problemática. Para isso, o Instagram deve criar uma campanha que trate do empecilho da cultura do trote universitário, por meio de vídeos com orientações precisas, a fim de reverter o silenciamento que impera. Tal ação pode, ainda, ser divulgada com uma “Hashtag” para atingir mais pessoas. Paralelamente, é preciso agir sobre a influência da mentalidade social presente no óbice. Dessa maneira, será possível superar a cegueira social de que Saramago falou. (Proposta completa)
Comentários do corretor
Explore mais as discussões ao longo do desenvolvimento. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 880 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Competência | Nota | Observações |
---|---|---|
Competência 1 | 120 | Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Competência 2 | 160 | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Competência 3 | 120 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 | 120 | Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Competência 5 | 120 | Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
Nota final | 640 | A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias. |