Sobre o artigo 5° da Constituição federal de 1988, considerado o cerne do regulamento de leis brasileiro, está previsto o direito à igualdade e a inviolabilidade da honra, sendo esses, (Sem víirgula) inerentes a todos os cidadãos. Portanto, tais privilégios não se mostram verossímeis diante da cultura do trote universitário (Vírgula) a qual deve ser levada em pauta na sociedade. (Melhore a contextualização do tema)
(Uso inadequado do operador argumentativo) Diante desse cenário, coexiste a ausência de medidas governamentais que reforçariam, com vigor, o combate a esse tipo de cultura. Em vista disso, traz como consequências, (Sem vírgula) danos à saúde psicológica, à moral e físico de calouros, assim como o desinteresse de outrem quanto ao ensino superior. De acordo com os ideais de John Locke, quer a igualdade por parte dos direitos do homem que nasce livremente, quer pelo "contrato social" que tanto o defendera (Melhore a construção de sentido), configuram-se como um ônus ao estados que não cumprem seu propósito de garantir aos cidadãos direitos indispensáveis, como a honra, o que não deixa de ser evidente no país.
(Boa estratégia coesiva) Depreender-se-á, portanto, a necessidade de se combater esses obstáculos. Para isso, é indeclinável que a união do governo federal juntamente com o ministério da educação, por intermédio de propagandas, palestras e outros meios de comunicação, convirjam abordagens favoráveis que dizem respeito aos trotes estudantis no íntimo das universidades brasileiras a fim de minimizá-los ao máximo. (Truncamento) Fazendo assim, com que a ideologia empregada por John Locke seja aderida na sociedade, e que o Estado desempenhe seu "contrato social". (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
Reestruture e explore as discussões com clareza e produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 720 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |