Atualmente percebe-se que os trotes universitários têm crescido muito em comparação com os anos de 1400, que foi aproximadamente a época em que estes casos iniciaram. Os estudantes que estão ingressando em uma universidade, muitas vezes sofrem bullying, tortura, violência, e outros tipos de trotes. (Melhore o encadeamento) E isso ocorre, (Sem vírgula) devido os veteranos estarem a mais tempo cursando o ensino superior em uma devida Universidade, pois assim, (Sem vírgula) acreditam que tem o direito de humilhar e rebaixar os calouros apenas por serem mais velhos no local. (Melhore a contextualização e formule a tese)
Um exemplo de trote universitário, entre vários outros, é a violência (tanto psicológica quanto física) partindo dos veteranos (Melhore a construção dessa ideia). Os estudantes iniciantes são xingados, agredidos, maltratados e excluídos, o que faz com que acreditem que não são bons o suficiente para permanecer em uma instituição de ensino superior, pois sofrem com baixa autoestima devido a esses más comportamentos. (Abordagem limitada)
(Melhore a estratégia coesiva) Conforme citado anteriormente, esses fatos ocorrem porque as pessoas mais velhas na instituição acreditam ter mais poder sobre o local, buscando afetar psicologicamente os calouros que ali iniciam seus estudos superiores. Mas (Ideia de truncamento) isso é errado, pois todos que desejam formar-se (Partícula trativa) em uma Graduação ou qualquer outro curso devem passar pelo início do processo, até mesmo os referidos veteranos. O processo é o mesmo para todos, do início ao fim dos cursos, e com isso, essas maltratações que os veteranos fazem com os calouros não passam de uma má intenção.
(Boa estratégia coesiva) Dessa maneira, a Assembleia Legislativa precisa criar uma Lei Criminalista, para que seja considerado um crime os trotes universitários. Com as Leis, os casos diminuiriam, pois os veteranos de má intenção saberiam que seriam punidos por qualquer ação que fosse relacionada a estas ocasiões. Ademais, indivíduos que causassem tortura ou violência com os calouros seriam presos, e com certeza, (Sem vírgula) o caso não se repetiria partindo desse mesmo indivíduo, diminuindo assim os trotes universitários. (Apresente todos os elementos da proposta de intervenção)
Comentários do corretor
Delimite e explore as discussões com clareza e produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 600 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Competência | Nota | Observações |
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Competência 1 | 40 | Demonstra domínio precário da modalidade escrita formal da língua portuguesa, de forma sistemática, com diversificados e frequentes desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. |
Competência 2 | 80 | Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão. |
Competência 3 | 80 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 | 80 | Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações, e apresenta repertório limitado de recursos coesivos. |
Competência 5 | 80 | Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
Nota final | 360 | Apesar de alguns acertos, a redação apresenta falhas significativas que prejudicam a compreensão do texto. É preciso dedicar mais atenção à coesão e coerência, além de aprimorar a argumentação. |