O livro "O Cidadão de papel", de Gilberto Dimenstein, trata da violação de diversos direitos do cidadão garantidos constitucionalmente. Analogamente, a crítica do autor pode ser verificada na cultura do trote universitário, uma vez que muitos adolescentes são expostos diariamente a agressões físicas e verbais, com seus direitos vilipendiados. Nesse sentido, cabe analisar o silenciamento e a insuficiência legislativa enquanto pilares da problemática. (Formulou a tese)
Diante desse cenário, é notório que a falta de debate é um fator latente para a persistência do problema. Segundo Djamila Ribeiro, deve-se tirar uma situação da invisibilidade para que soluções sejam propostas. Porém, há um silêncio instaurado na questão das brincadeiras estudantis, visto que pouco se fala sobre o assunto na mídia de massa, o que causa a invisibilização das discriminações, agravando os índices de ataques e de jovens com consequências sérias, como ansiedade e depressão (Melhore a apresentação dessa discussão). Assim, é urgente tirar o tema do mutismo.
(Boa estratégia coesiva) Ademais, é evidente que a ineficácia legislativa influi fortemente na consolidação da problemática. De acordo com Maquiavel, "mesmo as leis bem ordenadas são impotentes diante dos costumes". De fato, tal impotência é nítida na violência contra adultos e adolescentes, que apesar de ter um projeto de lei em tramitação, persiste em função da lacuna de fiscalizações e punições legais, permitindo que os agressores fiquem impunes e que as vítimas permaneçam expostas a um ambiente acadêmico traumático. Desse modo, a base legal deve ser fortalecida para que o impasse seja resolvido. (Explore de modo produtivo)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, faz-se necessária uma intervenção portual. Para isso, é preciso que o Ministério da Cidadania, por meio de uma campanha nacional, promova a divulgação de vídeos informativos acerca dos trotes universitários na comunidade e das formas de combatê-lo, com a finalidade de reverter o silenciamento presente no tema. Tal ação deve ser transmitida em televisão aberta e nas redes sociais do governo. Paralelamente, urge intervir sobre a carência legislativa. Dessa forma, a cidadania poderá sair do papel e se tornar realidade. (Proposta completa)
Comentários do corretor
As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser mais exploradas. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 840 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |