Mateus Freitass - Banco de redações


Debate sobre a cultura do trote universitário

Enviada em: 06/10/2023

Status:

Corrigida
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O filme "Meninas Malvadas", dirigido pelo diretor Mark Waters, retrata um grupo de meninas veteranas de uma escola, e com a chegada de uma aluna nova vinda da África, elas acabam tratando-a com desprezo. Analogamente, fora da ficção, tal ideia supracitada se reverbera de forma eficaz no contexto hodierno brasileiro, considerando a cultura dos trotes universitários. Posto isso, cabe inferir a negligência estatal e a desigualdade social como principais causas desse quadro. (Formulou a tese)

Em primeira análise, sobre esse assunto, vale ressaltar a presença de um Estado ativo na resolução de questões sociais. Dessa forma, o filósofo contratualista Jhon Locke afirma que o Estado deixa de cumprir com o seu "Contrato Social", outrora não promova certas intervenções aos problemas encontrados. Sob esse viés, o pensamento estabelecido pelo filósofo ainda se mantém ativo na atualidade assistida nacional, visto que os trotes realizados pelas universidades do Brasil promovem constrangimento aos alunos que começam a ingressar no ensino superior, ocasionando numa solidão existencial promovida por esses trotes. (Reestruture e explore de modo produtivo)

(Boa estratégia coesiva) Ademais, a imparcialidade entre os indivíduos pode promover com que esse problema se estabeleça. Segundo Hanna Arednt, em seu livro "Banalidade do Mal", a sociedade passou por um árduo processo de massificação, no qual o corpo cívico não percebe os problemas que estão sendo enraizados. De forma análoga, tal conceito proposto ainda se perdura na contemporaneidade, de modo que a desigualdade entre os estudantes que já estão ingressados no ensino superior, ocasiona numa baixa valorização dos estudantes que ainda irão ingressar nas universidades, promovendo em inúmeros transtornos psicológicos, tais como a ansiedade e depressão.

(Boa estratégia coesiva) Portanto, indubitavelmente, medidas solucionáveis precisam se concretizar. Nessa ótica, o governo federal, órgão de maior poder constitucional, deve, em parceria ao Ministério da Educação, sancionar ações que minimizem esse impecilho. Tal ação será permeabilizada por meio de palestras dentro das universidades, dialogando e enfatizando com os alunos a importância do respeito e inclusão entre todos os discentes, a fim de reduzir esse óbice. Logo, a idealização tratada no filme "Meninas Malvadas" estará distanciada. (Proposta completa)

Comentários do corretor


Mantenha os aspctos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     840


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200