Em sua obra "Ensaio sobre a cegueira", o escritor português José Saramago descreve uma cidade fictícia na qual, paulatinamente, as pessoas vão ficando cegas. Na trama, o autor usa dessa alegoria para criticar a falta de altruísmo e cooperação no mundo contemporâneo, no qual os indivíduos se preocupam cada vez menos com o bem-estar coletivo. Ao transpor a ficção e analisar a atual conjuntura brasileira, percebe-se que a obra exemplifica a realidade vivenciada no país, uma vez que o trote universitário representa um problema que não recebe a devida atenção no território nacional. Nesse contexto, deve-se analisar como a negligência estatal e a falta de preparo das escolas impulsionam tal problemática, com o intuito de solucioná-la. (Formulou a tese)
(Uso inadequado do operador argumentativo) Diante desse cenário, nota-se a inoperância governamental como fator agravante de casos graves devido ao estigma linguístico no Brasil. Conforme o geógrafo Milton Santos, em seu texto "As Cidadanias Mutiladas", a democracia atinge a plenitude de sua eficácia quando os direitos do corpo social, em sua totalidade, são homogeneamente desfrutados. Todavia, no contexto hodierno, a passividade do Estado se distancia desse ideal democrático, uma vez que, indivíduos sofrem agressões verbais e físicas, afetando seu desempenho acadêmico e seu direito a uma educação sem violência.. (Uso inadequado da pontuação) Dessa forma, enquanto a máquina pública negligenciar suas responsabilidades, o problema perdurará e os direitos dos cidadãos continuarão a ser mutilados de forma sistemática.
(Boa estratégia coesiva) Ressalta-se, ademais, que a falta de apoio das instituições de ensino superior potencializa esse cenário. Nesse viés, segundo Michael Apple, pensador americano, cunhou o conceito de "Mcdonaldização da escola" para afirmar que a educação é similar a uma indústria que não desenvolve o pensamento crítico e forma apenas para o trabalho. Em decorrência disso, mantém-se o quadro de ausência de ações sociais efetivas no que tange à reversão desse cenário da cultura do trote universitário fragilizando, com isso, a cidadania plena no país. Dessa forma, é imprescindível combater essa lacuna educacional visto que é uma das causas fundamentais do problema. (Melhore a apresentação da abordagem escolhida)
(Boa estratégia coesiva) Diante do exposto, denota-se a urgência de propostas governamentais que alterem esse quadro. Portanto, cabe ao Estado, em sua função de promotor do bem-estar social, abandonar sua postura passiva e deixar de negligenciar medidas capazes de estimular políticas educacionais para combater esse cenário prejudicial, conscientizando a população sobre as consequências das humilhações e agressões, e implementando leis mais severas para punir os responsáveis. Desse modo, à luz da perspectiva de Saramago, podemos empreender esforços eficazes para atenuar a cegueira moral que permeia essa questão, promovendo, assim, uma sociedade mais inclusiva e justa. (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
Lembre-se: há um limite de 30 linhas para desenvolver a discussão. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 760 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Competência | Nota | Observações |
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Competência 1 | 200 | Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos. |
Competência 2 | 200 | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo, e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Competência 3 | 200 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 | 200 | Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Competência 5 | 200 | Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
Nota final | 1000 | Excelente trabalho! A redação está dentro dos padrões de excelência do ENEM, apresentando uma argumentação clara e bem fundamentada, além de uma linguagem adequada e rica em recursos. Parabéns pela conquista! |