Immanuel Kant, (Sem vírgula) afirma que: ¨o indivíduo é tudo aquilo que a educação faz dele¨. Dessa forma, ao ingressar em uma universidade e alcançar o objetivo tão esperado (Vírgula) é passado também um momento de insegurança, pois o trote universitário além de ser um caminho de enturmação (Vírgula) se torna também uma humilhação pública. (Melhore a contextualização e formule a tese)
Primeiramente, a Constituição de 1988 (Vírgula) no artigo artigo 5 (Vírgula) expõe que todo cidadão tem direito a saneamento básico , meio ambiente ecologicamente equilibrado e educação. Por isso, é de extrema importância que seja levantado o diálogo sobre a saúde: física , mental e emocional dos envolvidos, pois todos esses cuidados vão de encontro com os direitos humanos (Vírgula) fazendo com que haja uma real preocupação social. Todo cidadão é livre para viver conforme a lei , dessa forma , forçar alguém a consumir bebidas, ter relações sexuais, cometer racismo ou agredir verbal e fisicamente vai de encontro a falta de moralidade e infração direitos humanos. (Delimite e explore de modo mais produtivo)
(Boa estratégia coesiva) Em segunda análise, ressaltar a importância da formação do debate e construção do comportamento saudável é possibilitar uma sociedade mais humana , respeitosa e moral; contudo a cultura tóxica vida hoje não permite ainda (Problema na construção de sentido) a criação de centros universitários mais humanos , saudáveis e respeitosos como alega o professor, escritor e palestrante Mario Sergio Cortella (Vírgula) em seu livro : ¨Por que fazemos o que fazemos?¨ onde o mesmo retrata a importância de uma sociedade mais saudável e com propósito.
(Boa estratégia coesiva) Por fim, visando o debate sobre a cultura do trote universitário entendesse que precisar ter uma criação de rodas de conversas para uma melhoria significativa na sociedade visando um bem-estar social e individual. (Vírgula) concluindo que é necessário a estimulação das rodas de conversa , projetos e campanhas tanto de saúde mental e escolares com objetivos construir um sociedade mais igualitária tendo parceria do ministério da educação , saúde e secretarias tanto de saúde quanto de educação sendo fiscalizadas pela polícia militar (Vírgula) com um o intuito de induzir um bem social e comum para assim alcançar melhoria social. (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
Delimite e explore as discussões com mais produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 760 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |