Notabilidade do debate sobre a cultura do trote universitário - Banco de redações


Debate sobre a cultura do trote universitário

Enviada em: 05/10/2023

Status:

Corrigida
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Sob égide da Constituição federal de 1988 — norma de maior hierarquia responsável por traçar os parâmetros do sistema jurídico —, a proteção, conforme o artigo 6, é assegurada como direito social á à população. A aplicação dessa norma, no entanto, destoa da realidade do Brasil, uma vez que uma relevante parcela da população universitária enfrenta problemas relacionados aos trotes. Dessa maneira, a fim de combater tal questão, é preciso debater sobre as causas que as manifestam a saber: da negligência midiática e a inadvertência escolar unificam-se para promover o impasse. (Formulou a tese)

Precipuamente, é fulcral pontuar indiligência escolar,nos moldes predominantes do Brasil, como fator que contribui a manutenção dessas ações. Para compreender tal apontamento, é válido relembrar a obra "Pedagogia da Autonomia", do patrono da educação brasileira, Paulo Freire, na medida em que ela destaca a importância das escolas em fomentar não só o conhecimento técnico-científico, mas também habilidades socioemocionais, como respeito e empatia.. (Uso inadequado da pontuação) Sob essa ótica, pode-se afirmar que a maioria das instituições de ensino brasileiras, uma vez que são conteudistas, não contribuem no combate ao estigma relacionado as ¨brincadeiras universitárias¨ e, portanto, não formam indivíduos da forma como Freire idealiza. (Delimite e explore de modo produtivo)

(Boa estratégia coesiva) Outrossim, negligência midiática como mola impulsionadora do revés. (Melhore a construção de sentido) Nesse sentido, é lícito ressaltar a obra “teologia do traste”, autor brasileiro Manoel de Barros, cuja principal característica reside em dar valor às situações frequentemente esquecidas ou ignoradas. Analogamente, fora da ficção, a mídia brasileira não se comporta segundo a lógica barrosiana, faz-se preciso, portanto (Vírgula) valorizar trotes sem injúria, lesão corporal, ameaças. Sob essa ótica  pode-se afirmar que a maioria dos centros midiáticos, uma vez que são escassos, não contribuem no combate ao estigmas relacionados as ¨brincadeiras universitárias¨. Diante dos fatos apresentados, é imprescindível uma ação dos centros midiáticos para mudar sua realidade. 

(Boa estratégia coesiva) Portanto, vistos os desafios que contribuem para a construção à má associação aos trotes, é um assunto relevante e carece de soluções. Para tanto urge, o Ministério da Educação por meio de palestras educacionais levem a questão para debate nas salas escolares, a fim de educar as próximas gerações as habilidades socioemocionais. Concomitantemente, cabe o Ministério da Cultura em associação a indústria cinematográfica , bem como a criação de curtas-metragens, para conscientizar a população sobre o respeito e cuidado ao realizar brincadeiras no ambiente escolar e sobre o seu papel disso para o livramento das amarras sociais. Espera-se, com isso, um Brasil que respeite os trâmites da sua Constituição federal. (Proposta completa)

Comentários do corretor


Delimite e explore as discussões de modo mais produtivo. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     840


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200