O filme norte-americano "Código do silêncio", (Sem vírgula) retrata o alto grau de violência empregado nos trotes universitários nas universidades dos Estados Unidos. Em Essa realidade, por sua vez, se faz faz-se presente no Brasil, visto que os calouros (Vírgula) ao entrarem nas universidades brasileiras, são recebidos com “brincadeiras” de boas-vindas, que ao invés de causar entretenimento, acabam ferindo vários alunos. Nesse sentido, emerge uma problemática latente na sociedade, que se se deve a diversos fatores, como a banalização do tema e a inoperância. (Formulou a tese)
Primeiramente, é fulcral destacar que a negligência ao assunto promove a sua magnitude. Sob essa ótica, a filósofa Hanna Arendt define o conceito de “Banalidade do Mal” como a não consciência do mal presente no cotidiano, de modo que as pessoas percam a percepção do quanto aquilo é prejudicial a si e ao outro. Nessa linha de pensamento, a violência dos trotes universitários, embora seja frequente e cause grandes impactos aos novos estudantes, é banalizada tanto pelos veteranos e quanto pelas universidades (Explore mais). Dessa forma, este comportamento perdura, (Sem vírgula) sem a devida atenção, devido à tradição instituída desde a Idade Média.
(Boa estratégia coesiva) Ademais, é dever da máquina pública proteger todo o corpo civil. Isso porque, a Constituição federal de 1988 assegura que todos possuem o direito de serem protegidos. Entretanto, postura estatal é de descaso quanto a asseguração desta garantia aos calouros universitários, que são obrigados a participar de “brincadeiras” violentas que resultam em ferimentos ou sofrendo traumas psicológicos, sem que haja uma punição adequada para os executores destes atos (Melhore a apresentação dessa discussão). Em consequência cresce o número de casos de estudantes que padecem deste mal, a exemplo do ocorrido na Universidade Federal do Paraná, no qual 19 calouros sofreram com queimaduras em 2022.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, faz-se necessário que medidas sejam tomadas para mitigar a conjuntura debatida. Desse modo, o Ministério da Justiça, detentor do papel de promotor das garantias constitucionais, deve promover punições para os autores dos trotes, através da criação de leis, com o intuito de coibir os comportamentos hostis dos veteranos diante do recebimento de novos estudantes universitários. Assim, será possível que casos como os do filme Código de Silencio, (Sem vírgula) não façam parte da realidade brasileira. (Proposta completa)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 880 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Competência | Nota | Observações |
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Competência 1 | 200 | Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos. |
Competência 2 | 200 | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo, e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Competência 3 | 200 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 | 200 | Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Competência 5 | 200 | Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
Nota final | 1000 | Excelente trabalho! A redação está dentro dos padrões de excelência do ENEM, apresentando uma argumentação clara e bem fundamentada, além de uma linguagem adequada e rica em recursos. Parabéns pela conquista! |