O mito da caverna, de Platão, descreve uma situação em que pessoas se recusavam a observar a verdade em virtude do medo de sair da zona de conforto. Fora da alusão, à a realidade brasileira caracteriza-se com a mesma problemática no que diz respeito a cultura do trote universitário. Nesse contexto, torna-se evidente que a falta de conhecimento e o legado histórico são causas desse grave problema. (Formulou a tese)
Em primeiro plano, é preciso atenuar que a falta de conhecimento presente na questão. Nesse sentido, o filósofo Schopenhauer defende que os limites do campo de visão de uma pessoa determinam seu entendimento a respeito do mundo. Isso justifica outra causa do problema: se as pessoas não têm acesso à informação séria sobre a cultura do trote universitário, sua visão será limitada, impedindo-as de entender a importância do debate, dificultando a solução para a questão. (Explore mais a discussão)
(Boa estratégia coesiva) Além disso, outra dificuldade enfrentada é o legado histórico. Segundo Claude Lévi-Strauss, só é possível compreender adequadamente as ações coletivas por meio do entendimento dos eventos históricos. Sob esse viés, a cultura do trote universitário ,embora fortemente presente no século XXI, apresenta raízes intrínsecas ao passado brasileiro (Melhore a construção dessa ideia). Logo, é preciso entender que esta cultura, muitas vezes inconveniente, está impregnado na mentalidade social.
(Boa estratégia coesiva) É evidente, portanto, que tais entraves precisam ser solucionados com urgência. Como solução, é preciso que as escolas, em parceria com a prefeitura, promovam um espaço para rodas de conversa e debates sobre o trote universitário no ambiente escolar. Tais eventos podem ocorrer no período extraclasse, contando com a presença dos professores e convidados especialistas no assunto. Além disso, tais eventos não devem se limitar aos alunos, mas ser abertos à comunidade, a fim de que mais pessoas compreendam questões relativas ao trote universitário e se tornem cidadãos mais atuantes na busca de resoluções. Com isso, espera-se a construção de um Brasil melhor. (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 800 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |