O filme "Código de Silêncio" conta a história de Zurich, um jovem que está determinado a entrar para fraternidade mais prestigiada da sua universidade, para isso ele precisaria passar pelas provas de iniciação, processo que contava com episódios de torturas morais e danos físicos infligidos pelos veteranos do instituto. Infelizmente, casos como este não se resumem apenas a obras cinematográficas, eles se fazem presente em nossa sociedade contemporânea, trazendo consigo diversas consequências (Vírgula) além de violar os direitos dos cidadãos brasileiros (Vírgula) infringindo assim a Constituição federal de 1988. (Formule a tese com mais clareza)
A cultura do trote universitário tem se instaurado no Brasil desde a década de 80. Em 2010, na UNIfeb, localizada no interior de São Paulo, alunos veteranos despejaram jatos de creolina, desinfetante industrial corrosivo em um calouro, causando-lhe sérias queimaduras, o caso foi arquivado pelo ministério público depois de um mês. O acontecimento mais recente ocorreu em abril deste ano, onde estudantes de medicina da Universidade de Santo Amaro, a UNISA, foram expulsos após praticarem atos obscenos durante uma partida de vôlei feminino, também no interior de São Paulo. Diante disso, podemos observar que este problema não é tratado com a devida importância, considerando que esta situação tem se perdurado e que contribui com a normalização do assédio e de um ambiente machista dentro das universidades, isto também é um reflexo da hierarquia existente entre os alunos, assim como fala a médica psiquiatra Elisa Brietzke, em uma publicação da Folha de São Paulo. (Delimite e explore de modo mais produtivo)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, é notório que a prática dos trotes universitários além de causarem lesões físicas, trazem um sentimento de humilhação para as vítimas, propiciando danos psicológicos, o que pode afetar o seu desenvolvimento no ambiente acadêmico e social, ações como esta transgride a liberdade, a igualdade e a segurança, direitos citados na Constituição federal, tornando assim um crime e um desrespeito para os universitários vítimas deste crime. (Explore mais a discussão. Parágrafo frasal)
(Boa estratégia coesiva) Depreende-se, portanto, que o ministério público (Vírgula) juntamente com ao ministério da educação e dos direitos humanos, providencie ações de prevenção e combate à a trotes nas universidades brasileiras, além de oferecer apoio psicológico às vítimas, colocando realmente em vigor as leis existentes que garantem os direitos dos cidadãos. Somente assim será possível exercer a cidadania, proporcionando liberdade, igualdade e segurança aos universitários a toda sociedade brasileira. (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser exploradas com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 800 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Competência | Nota | Observações |
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Competência 1 | 160 | Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Competência 2 | 200 | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo, e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Competência 3 | 200 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 | 200 | Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Competência 5 | 200 | Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
Nota final | 960 | Excelente trabalho! A redação está dentro dos padrões de excelência do ENEM, apresentando uma argumentação clara e bem fundamentada, além de uma linguagem adequada e rica em recursos. Parabéns pela conquista! |