Júlia Daniely Trote universitário - Banco de redações


Debate sobre a cultura do trote universitário

Enviada em: 05/10/2023

Status:

Corrigida
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O filme "Código de Silêncio" conta a história de Zurich, um jovem que está determinado a entrar para fraternidade mais prestigiada da sua universidade, para isso ele precisaria passar pelas provas de iniciação, processo que contava com episódios de torturas morais e danos físicos infligidos pelos veteranos do instituto. Infelizmente, casos como este não se resumem apenas a obras cinematográficas, eles se fazem presente em nossa sociedade contemporânea, trazendo consigo diversas consequências (Vírgula) além de violar os direitos dos cidadãos brasileiros (Vírgula) infringindo assim a Constituição federal de 1988. (Formule a tese com mais clareza)

A cultura do trote universitário tem se instaurado no Brasil desde a década de 80. Em 2010, na UNIfeb, localizada no interior de São Paulo, alunos veteranos despejaram jatos de creolina, desinfetante industrial corrosivo em um calouro, causando-lhe sérias queimaduras, o caso foi arquivado pelo ministério público depois de um mês. O acontecimento mais recente ocorreu em abril deste ano, onde estudantes de medicina da Universidade de Santo Amaro, a UNISA, foram expulsos após praticarem atos obscenos durante uma partida de vôlei feminino, também no interior de São Paulo. Diante disso, podemos observar que este problema não é tratado com a devida importância, considerando que esta situação tem se perdurado e que contribui com a normalização do assédio e de um ambiente machista dentro das universidades, isto também é um reflexo da hierarquia existente entre os alunos, assim como fala a médica psiquiatra Elisa Brietzke, em uma publicação da Folha de São Paulo. (Delimite e explore de modo mais produtivo)

(Boa estratégia coesiva) Ademais, é notório que a prática dos trotes universitários além de causarem lesões físicas, trazem um sentimento de humilhação para as vítimas, propiciando danos psicológicos, o que pode afetar o seu desenvolvimento no ambiente acadêmico e social, ações como esta transgride a liberdade, a igualdade e a segurança, direitos citados na Constituição federal, tornando assim um crime e um desrespeito para os universitários vítimas deste crime. (Explore mais a discussão. Parágrafo frasal)

(Boa estratégia coesiva) Depreende-se, portanto, que o ministério público (Vírgula) juntamente com ao ministério da educação e dos direitos humanos, providencie ações de prevenção e combate à  a trotes nas universidades brasileiras, além de oferecer apoio psicológico às vítimas, colocando realmente em vigor as leis existentes que garantem os direitos dos cidadãos. Somente assim será possível exercer a cidadania, proporcionando liberdade, igualdade e segurança aos universitários a toda sociedade brasileira. (Proposta incompleta)

Comentários do corretor


As discussões precisam ser exploradas com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     800


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200


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Aviso de responsabilidade: Este serviço utiliza inteligência artificial fornecida pela OpenAI e está em fase de testes. Embora a avaliação possa ser útil, há a possibilidade de imprecisões e erros, portanto, não podemos garantir total precisão na avaliação fornecidas. Por favor, use as informações fornecidas com critério e sempre verifique com fontes adicionais antes de tomar qualquer decisão importante.
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Competência Nota Observações
Competência 1 160 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 200 Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo, e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Competência 3 200 Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 200 Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 960 Excelente trabalho! A redação está dentro dos padrões de excelência do ENEM, apresentando uma argumentação clara e bem fundamentada, além de uma linguagem adequada e rica em recursos. Parabéns pela conquista!
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