O trote se dá, muitas vezes, por uma imposição a fim de subjugar e estabelecer hierarquias claras entre os estudantes universitários, velado como algo divertido, moderno e aprazível. Muito comum serem aplicadas atividades não saudáveis (tanto física, fisiológica e psicologicamente) que traz à tona, principalmente àqueles não participantes circundantes, quão sem noção e fora da realidade é tal ato, no quesito dos objetivos acadêmicos e sociais. Ações desse quadro reforça a importância do diálogo com a sociedade sobre esses fatos ignorados e tomada de providências cabíveis dos órgãos públicos para estabelecer limites as modalidades do gênero. (Melhore a contextualização e formule a tese)
Antes de tudo, sabe-se que em grupos mais arcaicos e primitivos sempre houve um ritual de iniciação, tanto para entrada na vida adulta quanto para aceitação de um novo membro no coletivo. Na modernidade, observa-se esse movimento em grupos de criminosos, para provação da lealdade — e de militares, para estabelecer confiança e aptidão. Seria um instinto nato do ser humano? É perceptível que, de qualquer forma, há uma utilidade funcional ao estabelecer esses parâmetros, mas no mundo acadêmico os parâmetros são outros. Em idade universitária, a maioria dos jovens são facilmente moldáveis apenas para serem aceitos socialmente, necessitam de aprovação; (Vírgula) pois ainda não possuem uma identidade e personalidade bem formadas. (Melhore a apresentação da discussão)
(Boa estratégia coesiva) Dessa forma, ao adentrarem no ambiente acadêmico com altas expectativas e pouca instruções do ambiente, depende muito de quem conhece a universidade por mais tempo, de suas orientações e favores até o fim do período acadêmico. Práticas muito perigosas, desleais, que fere a dignidade e a honra, afetam o ambiente estudantil e é percebido em clima de aula. Imposições que interferem em direitos básicos que pode ser configurado como crime são facilmente aplicados, pois faltam punições adequadas. Por isso o trote funciona perfeitamente ano após ano, como uma cultura que é passada de geração a geração, abrindo portas para aqueles que queiram se aproveitar estabelecendo relações abusivas. Quem o faz sente-se no direito de fazê-lo, pois passou pelo mesmo, e ainda estabelece a hierarquia sobre os novos calouros. Tendo em vista, portanto, todos esses fatores, faz necessário uma atuação rigorosa do Ministério da Educação para desenvolver estratégias para coibir ações que passam dos limites — tais como: propaganda de conscientização popular na mídia e nos institutos estudantis; apoio aos estudantes vitimados com fácil acesso a realização de denúncias, como aplicativo móvel para registro e protocolo de ocorrências; severas punições na universidade atuante, mesmo que o registro da ocorrência seja feita fora da instituição, aos impositores. Dessa forma, devidas ações serão menos frequentes e bem repensadas, cooperando, assim, a práticas de trote saudáveis e com fins úteis no âmbito acadêmico e social. (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
Lembre-se: há um limite de 30 linhas para explorar a discussão. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 760 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Competência | Nota | Observações |
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Competência 1 | 200 | Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos. |
Competência 2 | 200 | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo, e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Competência 3 | 200 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 | 200 | Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Competência 5 | 200 | Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
Nota final | 1000 | Excelente trabalho! A redação está dentro dos padrões de excelência do ENEM, apresentando uma argumentação clara e bem fundamentada, além de uma linguagem adequada e rica em recursos. Parabéns pela conquista! |