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Debate sobre a cultura do trote universitário

Enviada em: 04/10/2023

Status:

Corrigida
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Inicialmente, pode-se notar que há bastante pessoas presentes no mundo acadêmico, os novos alunos se tornam calouros.Os calouros são recebidos com diversos trotes, esses trotes acontecem para marcar o início e a trajetória daquele calouro. Esses trotes muitas vezes são humilhantes, violentos e desagradáveis. (Melhore a contextualização e formule a tese)

Isso sem contar que, (Sem vírgula) muitos calouros não aguentam a pressão dos trotes e acabam abandonado o mundo acadêmico. Os grupos responsáveis pelos trotes são os veteranos das instituições acadêmicas, para eles só as pessoas que aceitam o trote/desfio que são escolhidos para o grupo, fora isso são excluídos. (Abordagem limitada)

(Uso inadequado do operador argumentativo) Diante dessa realidade, muitos crimes podem acontecer como injúria, ameaça, constrangimento, lesões,racismo e homicídio, esses crimes mostram o quanto os veteranos abusam do poder dos direitos humanos. Além disso, esses fatos acabam causando indignação e revolta em muitas pessoas, que leva maior repercussão aos trotes realizados pelos alunos. (Abordagem limitada)

(Boa estratégia coesiva) Portanto, cabe às universidades tomar medidas que interfiram nos trotes realizados pelos alunos, supervisionar as brincadeiras/trotes para que não cause danos físicos e psicológicos aos novos alunos. É essencial que criem normas que promovam atividades que que haja um propósito positivo como trote solidário (Cuidado com o queísmo). Também deixar claro que práticas abusivas podem ser denunciadas e punidas. (Não apresentou a proposta de intervenção propriamente dita)

Comentários do corretor


Reeestruture e explore as discussões de modo mais produtivo. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 80 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 80 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     640


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200