Na obra cinematográfica "O trote", retrata de forma detalhada sobre como ocorre os trotes nas universidades, sendo estes muita das vezes desumano. Tal obra fictícia, (Sem vírgula) mostra-se distante da realidade contemporânea no tocante ao debate sobre a cultura do trote universitário, problema ainda a ser combatido no Brasil. Esse panorama lamentável ocorre não só em decorrência da negligência por parte das universidades, mas também ao descaso de medidas puníveis para aqueles cujo cometerem tal ato estúpido.
Nessa linha de raciocínio, é primordial destacar que a carência de investimentos em políticas de segurança dentro das próprias universidades, (Sem vírgula) deriva da ineficácia do poder público . No que concerne á criação de mecanismos, os quais caíbam tais recorrências. Sob a perspectiva do filósofo contratualista John Locke, o Estado foi criado por um pacto social para assegurar os direitos fundamentais dos indivíduos e proporcionar relações harmônicas. (Delimite e explore de modo produtivo)
(Uso inadequado do operador argumentativo)) Além disso, a falta de medidas políticas que visa punir severamente há quem cometer de forma agressiva os chamados trotes. De acordo com a Constituição federal (Vírgula) ninguém será submetido à tortura nem a tratamento desumano ou degradante. Tal conceito abordado é materializado no Brasil, haja vista que ocorrendo a ineficácia de leis para tal quebra da Constituição federal, o que consequentemente prosseguirá com os trotes indevidos contra calouros no ambiente universitário, local o no qual devia ser acolhedor e longe de qualquer forma de constrangimento. (Não apresentou a proposta propriamente dita)
Comentários do corretor
Delimite e explore as discussões com mais produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 640 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |