No contexto atual, podemos identificar um grande aumento de ocorrências de trotes universitários em todo o país. Esta prática (Vírgula) trazida pelos povos portugueses, foi sendo expandida desde a Antiguidade até os dias de hoje nos ambientes acadêmicos mundiais. No Brasil temos uma porcentagem significativa desta prática, por muitas vezes violenta e incorreta. (Melhore a contextualização e formule a tese)
Em uma primeira análise, podemos afirmar que as práticas oriundas destas ações podem ser consideradas como uma espécie de - boas vindas - boas-vindas aos novos alunos que assim ingressam na faculdade como novatos, porém não é desta forma que os indivíduos se sentem, pois em 90% dos casos, as brincadeiras são de origem violenta e perversa, assim originando constrangimentos diversos ao público alvo desta prática (Melhore a apresentação dessa discussão. Apresente a fonte do dado citado). Logo, as causas para diversos acidentes no âmbito estudantil podem ser registradas durante estes eventos.
(Boa estratégia coesiva) Outro aspecto a ser abordado está entre a linha tênue entre o que de fato poderia ser considerado uma simples diversão - caracterizado por brincadeiras saudáveis e sem danos físicos - e a prática velada de bullying. A conduta da maioria dos indivíduos envolvidos - que não medem as consequências de seus atos- não visam a segurança de seus colegas, tão pouco medem suas próprias expectativas e ações em torno dos trotes, na maioria das vezes desmedidas, ocasionando danos de extrema gravidade aos alunos, como nos trazem alguns dados atualizados, já ocorreram casos de homicídios ocasionados por esta prática, além de crimes de injúria, preconceito e intolerância. (Melhore a apresentação dessa discussão)
(Boa estratégia coesiva) Em virtude dos fatos mencionados, podemos afirmar que há necessidade extrema de que haja envolvimento das mídias sociais, atuando como mediadora na divulgação de informações e campanhas em prol do fim dos trotes nas faculdades. A internet no século XXI, (Sem vírgula) tem grande importância e influência sobre a grande massa populacional mundial, e deveria ser utilizada como suporte para conscientização. Logo, as instituições acadêmicas também devem tomar para si tudo aquilo que aconteça dentro das suas demências, proibindo assim que os alunos tenham este tipo de comportamento dentro da instituição, causando alguma punição acadêmica para aquele que assim ir contra as regras. Cabe ao Ministério público federal (Vírgula) como detentor dos interesses sociais, e ao Poder Legislativo,uma maior acompanhanto destas práticas, visando assim a penalidade perante a lei, para que todos os crimes que ocorram nestes atos sejam devidamente identificados, registrados e o indivíduo que cometer seja punido. (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 840 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Competência | Nota | Observações |
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Competência 1 | 160 | Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Competência 2 | 200 | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo, e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Competência 3 | 160 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 | 160 | Articula as partes do texto, com poucas inadequações, e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Competência 5 | 160 | Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
Nota final | 840 | Parabéns! A redação está muito bem estruturada e apresenta uma argumentação consistente e coerente. Há um bom domínio da norma culta da língua e o texto demonstra maturidade no tratamento do tema. |