No filme "Projeto X", três jovens excluídos se submetem a dar uma grande festa em busca de validação dos seus colegas, porém, a festa sai do controle e a casa, onde a festa acontecia, pega fogo. Uma situação semelhante acontece no Brasil com os trotes universitários, no qual veteranos acuam os alunos novos a participar dos trotes com a ameaça de exclusão, fazendo com que esses alunos passem por trotes humilhantes, abusos e agressões. Assim, por causa da falta de supervisão das universidades, além de leis que culpabilizem alunos por trás de trotes danosos, essa situação continua em solo brasileiro. (Formulou a tese)
Em primeiro plano, a falta de supervisão das universidades com essa atividade influencia diretamente no agravamento dos trotes. Desse modo, trotes não supervisionados se tornam incentivo aos veteranos a fazerem tudo o que podem, incluindo maldades, pois não são extruídos a maneirarem. Assim, essas atividades trazem danos psicológicos aos novos alunos, os quais deveriam estar seguros dentro da faculdade e os culpados saem impunes, pois as universidades fecham os olhos para essa situação. Diante dos fatos apresentados, é imprescindível mudanças em solo universitário para proteger os recém chegados.
(Boa estratégia coesiva) Em segundo plano, a negligência do Estado no que tange à a culpabilizar trotes que passem dos limites, é mais um fator que estagna essa problemática. Nessa perspectiva, a escassez de projetos que responsabilizem autores dessas atividades extrapoladas, (Sem vírgula) contribuem para sua continuidade. Dessa maneira, parte dos alunos novos são afetados com brincadeiras desagradáveis, aceitando participar com receio de exclusão. Nessa ótica, assim como no filme "Meninas Malvadas", o qual mostra a dificuldade da personagem principal em se encaixar, levando ela a participar do grupo das meninas más do colégio apenas para ser aceita, parte de alunos brasileiros enfrentam um dilema semelhante atrás de inclusão (Melhore a apresentação dessa ideia). Nesse cenário, faz-se necessária uma ação do Estado para mudar essa realidade.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, vistos os desafios que contribuem para os trotes universitários, é mister uma ação governamental para combatê-los. Diante disso, a fim de proteger recém universitários, cabe ao Ministério da Educação, junto das Universidades, implementar na grade curricular atividades supervisionadas de boas-vindas, com a intenção de limitar os trotes universitários, trazendo dinâmicas saudáveis e convidativas, com o intuito transformar a faculdade um local seguro para novos alunos. Ademais, leis que punam judicialmente alunos que prosseguem com trotes danosos são necessárias para culpabilizar tais atos. Feito isso, torna-se possível evitar os efeitos negativos eminentes dessa prática excedida. (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 880 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Competência | Nota | Observações |
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Competência 1 | 200 | Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos. |
Competência 2 | 200 | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo, e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Competência 3 | 200 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 | 200 | Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Competência 5 | 200 | Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
Nota final | 1000 | Excelente trabalho! A redação está dentro dos padrões de excelência do ENEM, apresentando uma argumentação clara e bem fundamentada, além de uma linguagem adequada e rica em recursos. Parabéns pela conquista! |