Aldous Huxley defende, (Sem vírgula) que “Os fatos não deixam de existir só porque são ignorados”. Tais perspectivas são verificadas nos questionamentos da cultura de trote universitário no Brasil, que, mesmo sendo um problema antigo (Vírgula) persiste na sociedade atual, deixando sequelas na vida de muitos calouros que sofrem violência física e psicológica. Neste contexto, percebe-se a configuração de um complexo problema, que se enraíza na deficiência nos serviços de informação da mídia e na negligência por parte do governo. (Formulou a tese)
Em uma primeira análise, observamos que a falta de debate é um entrave para a solução da problemática. Djamila Ribeiro explica que é preciso tirar uma situação de invisibilidade para que soluções sejam promovidas. Porém há um silenciamento instaurado na cultura do trote universitário, visto que casos de violências se tornam cada vez mais comuns e menos comentados (Melhore a apresentação dessa discussão). Assim, urge tirar essa situação da invisibilidade para atuar sobre ela, como defende a pensadora.
(Boa estratégia coesiva) Em uma segunda análise, é preciso atentar para a negligência governamental presente na questão. Segundo o filósofo inglês Thomas Hobbes, “O Estado é responsável por garantir o bem-estar da população”. Entretanto, é inegável que a falta da criação de ações que atuem contra os trotes nas universidades, (Sem vírgula) deixa de garantir esse bem-estar dos estudantes. Dessa forma, se faz faz-se necessário que o Estado saia da inércia em que se encontra. (Abordagem limitada)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, urge que o problema seja dissolvido. Para isso, o Ministério da Educação (MEC) deve intervir, por meio da criação de campanhas e debates, a fim de prevenir as práticas criminosas que ocorrem durante os trotes universitários. Tal ação deve, ainda, conter divulgação na mídia em massa, a fim de conscientizar a população. (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
Explore mais as discussões ao longo do desenvolvimento. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 760 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Competência | Nota | Observações |
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Competência 1 | 200 | Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos. |
Competência 2 | 200 | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo, e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Competência 3 | 200 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 | 200 | Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Competência 5 | 200 | Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
Nota final | 1000 | Excelente trabalho! A redação está dentro dos padrões de excelência do ENEM, apresentando uma argumentação clara e bem fundamentada, além de uma linguagem adequada e rica em recursos. Parabéns pela conquista! |