O trote universitário, cujas origens remontam à Idade Média, não deve ser considerado uma tradição, mas uma cultura de violência e relação impositiva de poder, que submete os calouros a situações humilhantes, traumáticas e em alguns casos, fatais, como no caso do estudante Edison Hsueh, que morreu dentro da universidade em 1999, o que levou a USP-Universidade de São Paulo a proibir os trotes no Campus. Desta forma, torna-se fundamental discutir sobre a negligência das instituições de ensino e governamentais em coíbirem tal ato, que desqualifica e ofende a identidade das pessoas. (Formulou a tese)
Segundo Theodor Adorno, Filósofo e Sociólogo alemão, o objetivo da Educação é evitar o retorno à barbárie. Assim sendo, não cabe tal comportamento nas relações humanas e consequentemente, nas universidades. O trote com viés positivo deve ser incentivado pois é um meio de interação e socialização dos estudantes, já o trote violento deve ser extinto e penalizado proporcionalmente, quando for o caso. (Delimite e explore de modo mais produtivo)
(Melhore a estratégia coesiva) O projeto de lei 455/23 (Vírgula) do Senador Jorge Kajuru (Vírgula) que versa sobre a proibição de quaisquer atividades de recepção de novos estudantes em instituições de ensino superior que envolvam qualquer tipo de violência física, moral ou psicológica, pode ser considerado um avanço para esse problema. (Parágrafo frasal. Abordagem limitada)
(Melhore a estratégia coesiva) Todavia, não é a solução final para uma mentalidade de pertencimento equivocado, é preciso que a legislação seja clara e objetiva sobre a punição para o trote violento, cujas práticas excludentes e as agressões que usa como base, (Sem vírgula) não podem perpetuar seu discurso dentro dos espaços acadêmicos. A conscientização para a criação de um ambiente com pertencimento múltiplo, diverso e acolhedor, com diálogo e recepção devem fazer parte de uma série de possíveis soluções para o problema. (Não apresentou a proposta de intervenção propriamente dita)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser exploradas de acordo com a estrutura do texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 120 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 600 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Competência | Nota | Observações |
---|---|---|
Competência 1 | 200 | Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos. |
Competência 2 | 200 | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo, e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Competência 3 | 200 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 | 200 | Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Competência 5 | 200 | Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
Nota final | 1000 | Excelente trabalho! A redação está dentro dos padrões de excelência do ENEM, apresentando uma argumentação clara e bem fundamentada, além de uma linguagem adequada e rica em recursos. Parabéns pela conquista! |