“O homem é aquilo que a educação faz dele”. Citação de Immanuel Kant, filósofo prussian, defende o pilar acadêmico como principal atuante no processo de socialização humana. Todavia, essa máxima se rompe ao hodierno meio universitário, na qual recepção, tradicionalmente denominada de trote, adquire teor autoritário à medida que a legislação nacional não determina o limite direto entre o acolhimento e a exclusão estudantil do Brasil. (Formule a tese)
Mormente, é fulcral analisar quais agentes históricos originam comportamentos atrelados a esse contexto educacional. Nesse sentido, os anfiteatros, na Antiguidade Romana, remontam o frenesi vivenciado pela população frente aos meios de humilhação ou até óbito de gladiadores como forma de reunir e comemorar esses eventos. Destarte, analogamente é notório a expressão dos trotes estudantis como mecanismo de resgate aos comportamentos extremistas (Vírgula) constituindo assim os “anfiteatros contemporâneos”, no qual é atrelado ao conceito de ”Banalização do mal” (Vírgula) da filosofia filósofa Hannah Arendt. (Melhore a relação entre as ideias)
(Boa estratégia coesiva) Outrossim, a partir da Constituição federal de 1988, no artigo 6º, determina o dever governamental com a saúde e a educação dos cidadãos. Não obstante, a quebra desse direito civil surge em símile a obra “1984”, do escritor George Orwell, que amplia o debate sobre o controle de um grupo frente ao veto das liberdades intelectuais e suas consequências no corpo social (Melhore a apresentação dessa discussão). À vista disso, a iniciação dos calouros ao ensino superior ainda encontra barreiras que reverberam em traumas psicossociais ou até físicos diante da jornada de aprofundamento do conhecimento da nação.
(Boa estratégia coesiva) Urge, portanto, a necessidade de medidas efetivas à problemática. Com isso, incube ao MEC (Desenvolva a sigla) e ao Poder Legislativo o papel de estabelecer direitos e deveres próprios à ocasião de trotes por meio da criação de um projeto de lei que considere a opinião e sugestões de calouros, com o fito de alcançar a plena liberdade dentro da moral constitucional. Assim, será possível alcançar a máxima de que a educação faz o homem no Brasil. (Proposta completa)
Comentários do corretor
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Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 800 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Competência | Nota | Observações |
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Competência 1 | 200 | Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos. |
Competência 2 | 200 | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo, e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Competência 3 | 200 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 | 200 | Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Competência 5 | 200 | Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
Nota final | 1000 | Excelente trabalho! A redação está dentro dos padrões de excelência do ENEM, apresentando uma argumentação clara e bem fundamentada, além de uma linguagem adequada e rica em recursos. Parabéns pela conquista! |