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Debate sobre a cultura do trote universitário

Enviada em: 02/10/2023

Status:

Corrigida
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Apesar dos diversos avanços na educação nos últimos anos, a dificuldade no combate à intolerância nas instituições educacionais, como escolas e universidades, é visivelmente preocupante no Brasil, e reflete diretamente a sociedade do país: preconceituosa e eugenista. Os casos da cultura do trote universitário que, a princípio, são inocentes rituais de iniciação aos calouros de determinado curso, acabam gerando graves violências e, até mesmo, homicídios. (Formule a tese)

Vide acima, é importante ressaltar que os crimes mais comuns associados aos trotes são, justamente, injúria, ameaças, constrangimento, violência física, crimes étnicos - como racismo, homofobia, xenofobia, etc. - e assassinato. Os calouros, pessoas novatas que, em geral, não conhecem ninguém, em um novo ambiente, procurando amizades e aceitação social, aceitam realizar os trotes. Entretanto, muitas vezes, os veteranos obrigam os universitários jovens a realizarem as "brincadeiras" à força. Essa situação evidencia as diversas deficiências do Estado brasileiro, como no combate ao feminicídio, ao abuso de poder, aos casos de racismo, à segurança pública e etc. (Reestruture e explore de modo produtivo)

(Boa estratégia coesiva) Em síntese, nota-se que o problema central dos trotes são as más conduções das devidas punições, pois, além da óbvia expulsão da universidade, os criminosos deveriam ser levados à delegacia, como também julgados apropriadamente com o crime cometido. (Parágrafo frasal. Não apresentou a proposta propriamente dita)

Comentários do corretor


As discussões precisam ser mais exploradas ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 40 Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto.
NOTA FINAL:     640


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200