Os trotes, no contexto estudantil, são eventos sociais que, geralmente, acontecem no ingresso dos estudantes nas instituições de ensino. Contudo, os trotes são diversos, existindo aqueles que são experiências positivas para os estudantes e, infelizmente, os prejudiciais, com a ocorrência de crimes previsto no Código Penal brasileiro. Assim, nos trotes violentos, podem ocorrer crimes de ódio, racismo, tortura, homicídio, discriminação, danos à reputação, danos psicológicos, crimes sexuais etc. Dessa forma, é necessário um debate público, respeitando os direitos humanos, a Constituição federal do Brasil e o Código Penal, para ser decidido quais medidas devem ser tomadas para regulamentar o trote. Inegavelmente, é necessário a regulamentação dos trotes, proibindo atos ilegais dentro desses eventos — como já foi apresentado na Câmara de Deputados — além de criar um canal de denúncias para estudantes e membros das instituições de ensino e, também, a conscientização da população sobre trotes ou eventos com ocorrência de atos ilegais. (Delimite as discussões iniciais)
Certamente, os únicos trotes que devem ser aceitos, ainda que necessitem de regulamentação, são os trotes não-violentos e não obrigatórios, isto é, aqueles com consentimento e a livre participação dos participantes, sem a ocorrência de crimes (Melhore a apresentação dessa ideia). Dessa forma, o ambiente estudantil poderá servir como um lugar saudável e acolhedor, pronto para garantir o bem-estar estudantil. Inicialmente, esse debate sobre trotes deve ser promovido e mediado pelo poder público, respeitando os direitos humanos, a Constituição federal e o Código Penal.
(Boa estratégia coesiva) Embora o projeto de lei que proíbe trotes violentos, em tramitação na Câmara dos Deputados e proposto pelo senador Jorge Kajuru (PSB-GO), seja um marco importante para comunidade estudantil, não substitui o debate público sobre a cultura do trote estudantil. Nesse contexto, a colaboração entre escolas, famílias e comunidade é essencial para promover o respeito. Somente assim será possível transformar essa cultura, assegurando um ambiente educacional seguro e enriquecedor para todos. (Explore de modo produtivo)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, o debate público deve ser mediado e democratizado pelo Poder Público, juntamente com o governo federal—através do ministério da educação e da justiça e segurança pública—visando elucidar medidas que promovam os direitos humanos e o combate à violência na comunidade estudantil. Além disso, esse debate precisa contar com a participação democratizada, ouvindo famílias, cidadãos brasileiros ou estrangeiros, membros da comunidade estudantil, representantes das instituições de ensino e outras entidades. Em síntese, esse debate guiará a elaboração e elucidação de medidas para regulamentar os trotes, priorizando a segurança dos estudantes. Por isso, ações educativas, envolvendo instituições, sociedade e poder público, são essenciais para erradicar práticas prejudiciais. A aplicação rigorosa da lei contra trotes ilegais, aliada a campanhas de conscientização, é crucial para transformar a cultura estudantil, assegurando um ambiente educacional saudável para todos. (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
Lembre-se: há um limite de 30 linhas para desenvolver as discussões. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 800 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Competência | Nota | Observações |
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Competência 1 | 200 | Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos. |
Competência 2 | 200 | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo, e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Competência 3 | 200 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 | 200 | Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Competência 5 | 200 | Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
Nota final | 1000 | Excelente trabalho! A redação está dentro dos padrões de excelência do ENEM, apresentando uma argumentação clara e bem fundamentada, além de uma linguagem adequada e rica em recursos. Parabéns pela conquista! |