trotes violentos - Banco de redações


Debate sobre a cultura do trote universitário

Enviada em: 02/10/2023

Status:

Corrigida
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Segundo a Declaração dos Direitos Humanos, os indivíduos são iguais em direito e dignidade. No entanto, tal permissa não é verificada na realidade brasileira, uma vez que os estudantes aos ingressarem na faculdade são recebidos pelos veteranos com trote desagradáveis e (Vírgula) em alguns casos, com a intenção de violar a sua dignidade. Com isso, urge um sério problema em virtude da sensação de superioridade e presença de violência por excesso de bebidas alcoólicas. (Formulou a tese)

Nesse cenário, primeiramente, percebe-se que os trotes são uma tradição antiga que trazem más consequências para os envolvidos e o sentimento de superioridade por quem pratica (Explore mais). A teoria da Eugenia, utilizada como base do Nazismo, defende que o controle social por meio da seleção de aspectos considerados melhores. De acordo com sua perspectiva, a noção de superioridade pode ser observada nas ações dos veteranos que se sentem no direito de intimidar os alunos novos com atitudes nocivas. (Melhore a relação entre as ideias)

(Boa estratégia coesiva) Em paralelo, é notável o consumo excessivo de álcool pelos jovens durante o trote (Melhore a construção de sentido) e como consequência causa atos perigosos. Thomas Hobbies, (Sem vírgula) afirma que o prazer é o sentido da vida e diante do seu pensamento, observe-se que os indivíduos se rendem pelo desejo de bebidas alcoólicas e perde sua consciência gerando violências físicas, psicológicas e morais contra os novatos. (Reestruture)

(Boa estratégia coesiva) Portanto, é imprescindível atuar sobre esse empecilho. Por isso, cabe ao poder público investigar em novas medidas para assegurar a segurança dos alunos durante o trote, a fim de zelar por uma recepção respeitosa e sem atos violentos. Ademais, as instituições de ensino superior podem realizar campanhas para conscientizar os sujeitos sobre os riscos do trote com a intenção de adaptar o evento para tornar um momento de união. Por fim, com essas providências, será possível ter uma sociedade que superou a cultura agressiva de trote nas faculdades. (Faltou o meio)

Comentários do corretor


Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     800


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200


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Aviso de responsabilidade: Este serviço utiliza inteligência artificial fornecida pela OpenAI e está em fase de testes. Embora a avaliação possa ser útil, há a possibilidade de imprecisões e erros, portanto, não podemos garantir total precisão na avaliação fornecidas. Por favor, use as informações fornecidas com critério e sempre verifique com fontes adicionais antes de tomar qualquer decisão importante.
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Competência Nota Observações
Competência 1 0 Demonstra desconhecimento da modalidade escrita formal da língua portuguesa.
Competência 2 80 Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 80 Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 40 Articula as partes do texto de forma precária.
Competência 5 80 Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
Nota final 280 Apesar de alguns acertos, a redação apresenta falhas significativas que prejudicam a compreensão do texto. É preciso dedicar mais atenção à coesão e coerência, além de aprimorar a argumentação.
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