Segundo a Declaração dos Direitos Humanos, os indivíduos são iguais em direito e dignidade. No entanto, tal permissa não é verificada na realidade brasileira, uma vez que os estudantes aos ingressarem na faculdade são recebidos pelos veteranos com trote desagradáveis e (Vírgula) em alguns casos, com a intenção de violar a sua dignidade. Com isso, urge um sério problema em virtude da sensação de superioridade e presença de violência por excesso de bebidas alcoólicas. (Formulou a tese)
Nesse cenário, primeiramente, percebe-se que os trotes são uma tradição antiga que trazem más consequências para os envolvidos e o sentimento de superioridade por quem pratica (Explore mais). A teoria da Eugenia, utilizada como base do Nazismo, defende que o controle social por meio da seleção de aspectos considerados melhores. De acordo com sua perspectiva, a noção de superioridade pode ser observada nas ações dos veteranos que se sentem no direito de intimidar os alunos novos com atitudes nocivas. (Melhore a relação entre as ideias)
(Boa estratégia coesiva) Em paralelo, é notável o consumo excessivo de álcool pelos jovens durante o trote (Melhore a construção de sentido) e como consequência causa atos perigosos. Thomas Hobbies, (Sem vírgula) afirma que o prazer é o sentido da vida e diante do seu pensamento, observe-se que os indivíduos se rendem pelo desejo de bebidas alcoólicas e perde sua consciência gerando violências físicas, psicológicas e morais contra os novatos. (Reestruture)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, é imprescindível atuar sobre esse empecilho. Por isso, cabe ao poder público investigar em novas medidas para assegurar a segurança dos alunos durante o trote, a fim de zelar por uma recepção respeitosa e sem atos violentos. Ademais, as instituições de ensino superior podem realizar campanhas para conscientizar os sujeitos sobre os riscos do trote com a intenção de adaptar o evento para tornar um momento de união. Por fim, com essas providências, será possível ter uma sociedade que superou a cultura agressiva de trote nas faculdades. (Faltou o meio)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 800 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Competência | Nota | Observações |
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Competência 1 | 0 | Demonstra desconhecimento da modalidade escrita formal da língua portuguesa. |
Competência 2 | 80 | Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão. |
Competência 3 | 80 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 | 40 | Articula as partes do texto de forma precária. |
Competência 5 | 80 | Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
Nota final | 280 | Apesar de alguns acertos, a redação apresenta falhas significativas que prejudicam a compreensão do texto. É preciso dedicar mais atenção à coesão e coerência, além de aprimorar a argumentação. |