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Debate sobre a cultura do trote universitário

Enviada em: 02/10/2023

Status:

Corrigida
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Segundo o sociólogo Zygmunt Bauman (Vírgula) "nenhuma sociedade que esquece a arte de questionar pode esperar encontrar respostas para os problemas que a afligem". Visto essa afirmação, podemos considerar que os eventos chamados de "trotes universitários", os que podem ser considerados violentos, são um problema para os jovens universitários brasileiros. A maior causa da persistência desse problema é a omissão do Estado e a ausência de punição. (Formulou a tese)

Em primeiro lugar, é indiscutível como a negligência do Estado tem ligação direta com a problemática. Sobre isso, o economista Keynes afirma que o governo deve criar um estado de bem-estar social. No entanto, o descaso diante à contínua violência com os novatos — "calouros" — é quase um incentivo às práticas que os submetem à a situações humilhantes, que extrapolam as consequências físicas e psicológicas e podem até mesmo fazer com que os estudantes desistam de seus cursos, gerando inúmeras consequências que muitas vezes ultrapassam a vida acadêmica e afetam também a vida pessoal desses estudantes.

(Boa estratégia coesiva) Além disso, apesar de tantos impactos nas vítimas, com a falta de uma lei nacional, os agressores não recebem uma punição adequada para as ações que, de acordo com o professor Canton Filho, deveriam ser tratadas como crimes, pois têm relação com coerção, ameaças e outros crime tipificados. Ademais, os trotes levam à  a um ciclo infinito, onde os veteranos se consideram superiores aos novatos, que devem se submeter às práticas com condição de posteriormente adquirir o direito de praticá-las, quando se tornarem veteranos, afirma o professor Antônio Zuin. (Melhore a apresentação da discussão)

(Boa estratégia coesiva) Em síntese, é preciso superar a cultura do trote universitário. Para isso, cabe ao Poder Legislativo, cujo objetivo é a criação de leis federais, aprovar projetos de lei que busquem proibir qualquer trote universitário violento. Com efeito espera-se a garantia da segurança dos estudantes, a superação desse problema e, por fim, a garantia do bem-estar social. (Proposta completa)

Comentários do corretor


As discussões precisam ser mais exploradas ao longo do desenvolvimento. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     800


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200