Segundo o sociólogo Zygmunt Bauman (Vírgula) "nenhuma sociedade que esquece a arte de questionar pode esperar encontrar respostas para os problemas que a afligem". Visto essa afirmação, podemos considerar que os eventos chamados de "trotes universitários", os que podem ser considerados violentos, são um problema para os jovens universitários brasileiros. A maior causa da persistência desse problema é a omissão do Estado e a ausência de punição. (Formulou a tese)
Em primeiro lugar, é indiscutível como a negligência do Estado tem ligação direta com a problemática. Sobre isso, o economista Keynes afirma que o governo deve criar um estado de bem-estar social. No entanto, o descaso diante à contínua violência com os novatos — "calouros" — é quase um incentivo às práticas que os submetem à a situações humilhantes, que extrapolam as consequências físicas e psicológicas e podem até mesmo fazer com que os estudantes desistam de seus cursos, gerando inúmeras consequências que muitas vezes ultrapassam a vida acadêmica e afetam também a vida pessoal desses estudantes.
(Boa estratégia coesiva) Além disso, apesar de tantos impactos nas vítimas, com a falta de uma lei nacional, os agressores não recebem uma punição adequada para as ações que, de acordo com o professor Canton Filho, deveriam ser tratadas como crimes, pois têm relação com coerção, ameaças e outros crime tipificados. Ademais, os trotes levam à a um ciclo infinito, onde os veteranos se consideram superiores aos novatos, que devem se submeter às práticas com condição de posteriormente adquirir o direito de praticá-las, quando se tornarem veteranos, afirma o professor Antônio Zuin. (Melhore a apresentação da discussão)
(Boa estratégia coesiva) Em síntese, é preciso superar a cultura do trote universitário. Para isso, cabe ao Poder Legislativo, cujo objetivo é a criação de leis federais, aprovar projetos de lei que busquem proibir qualquer trote universitário violento. Com efeito espera-se a garantia da segurança dos estudantes, a superação desse problema e, por fim, a garantia do bem-estar social. (Proposta completa)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser mais exploradas ao longo do desenvolvimento. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 800 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |