Segundo Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal, o direito dos povos tradicionais à terra é inato, sendo anterior, até, à criação do Estado brasileiro. Esse direito, no entanto, é violado quando se percebe a atuação de garimpeiros na Amazônia, causando danos ao meio ambiente e aos povos indígenas.
Em primeiro lugar, é necessário ressaltar que o índio precisa da terra para viver. É dela que ele retira o seu alimento. O garimpo ilegal representa, portanto, uma ameaça à sua sobrevivência, já que, com a sua prática, os recursos da natureza, tais como, (Sem vírgula) a água, as plantas, os peixes, são contaminados. (Explore mais a discussão)
(Boa estratégia coesiva) Além disso, Thomas Hobbes, em seu livro "Leviatã", defende a incumbência do Estado em proporcionar meios que auxiliem o progresso da coletividade. O garimpo ilegal, no entanto, não gera desenvolvimento para as comunidades tradicionais, uma vez que, (Sem vírgula) representa risco de saúde e gera uma série de prejuízos. (Explore mais a discussão)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, é essencial que o governo mitigue esse problema. O ministério do desenvolvimento - pasta instituidora da Política Nacional de Desenvolvimento Sustentável dos povos e comunidades tradicionais - precisa fiscalizar as atividades econômicas que afetem afetam o meio ambiente, por meio de canais de denúncia, a fim de garantir que os povos tradicionais tenham direito à terra e ao desenvolvimento sustentável. (Proposta completa)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser mais exploradas ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 840 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |