O garimpo ilegal e seus danos à economia, biodiversidade e saúde humana - Banco de redações


Impactos do garimpo ilegal no meio ambiente e na economia

Enviada em: 22/09/2023

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

“Dificuldades e obstáculos são fontes valiosas de saúde e força para qualquer sociedade”. Albert Einstein (Vírgula) insigne físico alemão (Vírgula) salientou a ideia de que o corpo social possui todos os recursos necessários para suprimir quaisquer contratempos. Todavia, quando se observa os efeitos do garimpo legal no meio ambiente e na economia, é nítido que a premissa de Einstein apresenta entraves para a sua consumação. Assim, nota-se a necessidade de discutir sobre os alicerces que sustentam essa problemática, como foco na perda da biodiversidade e na perpetuação da insalubridade e pobreza nas comunidades próximas à exploração de minérios. (Formulou a tese)

Em primeira instância, o garimpo promove o desequilíbrio ecológico no local em que se encontra. A esse respeito, no final do século XX, a região de Serra Pelada, no estado do Pará, tornou-se alvo de intensa atividade extrativista de ouro, de forma a provocar danos ambientais, como a remoção da vegetação nativa e o assoreamento de rios. Conforme a área do conhecimento da Ecologia, as intervenções humanas extrativistas podem causar prejuízos à fauna e flora local, de modo a desestruturar habitats naturais e ecossistemas que abrigam diferentes espécies. Nesse viés, a exploração de recursos naturais estimulada pelo garimpo é capaz de fomentar a redução da biodiversidade de uma localidade devido à poluição e ao desgaste do meio ambiente. Em suma, esse cenário nefasto precisa de resolução.

(Boa estratégia coesiva) Em segunda instância, o trabalho garimpeiro possui um caráter nocivo à saúde humana e não garante uma melhora econômica e social. De acordo com notícia divulgada pelo jornal G1, o uso de mercúrio na obtenção do ouro na Amazônia colocou os indígenas do povo Yanomami em grave risco por causa do alto grau de toxicidade da substância e facilidade de contaminação de rios e animais próximos à região. Ademais, segundo pesquisa do Instituto Escolhas, os efeitos do garimpo no desenvolvimento da economia são mínimos, visto que o quadro de pobreza e marginalização é acentuado em áreas onde tal trabalho é exercido. Dessa maneira, a extração de minérios preciosos é maléfica tanto para as pessoas, uma vez que o mercúrio causa problemas neurológicos graves, quanto para o setor econômico, já que não proporciona resultados positivos relevantes. Em síntese, enquanto o garimpo ilegal ocorrer, o meio ambiente e sua população estarão suscetíveis aos mais variados danos. (Delimite e explore de modo mais produtivo)

(Boa estratégia coesiva) Infere-se, portanto, que a problemática precisa ter suas fundações desfeitas. Cabe ao governo, em especial ao Ministério do Meio Ambiente, atenuar a frequência de garimpos ilegais no país, por meio da reformulação ou criação de leis mais rigorosas e efetivas e do desenvolvimento de projetos de remediação de danos ambientais para que os prejuízos do garimpo sejam diminuídos. Quiçá, nessa via, não haverá impedimentos para que a premissa de Einstein seja realizada. (Proposta completa)

Comentários do corretor


Lembre-se: há um limite de 30 linhas para desenvolver as discussões. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 200 Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     920


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200