Ao relacionar os impactos do garimpo ilegal no meio ambiente e na economia com os conceitos de Sérgio Buarque de Holanda (Cite-os), principalmente quando se trata da construção de uma sociedade baseada em arranjos incompletos que apresenta soluções a curto prazo, entende-se o motivo desta persistência, visto que há uma ineficiência do governo em resolver as causas e efeitos da problemática. Nesse viés, se destacam a falta de conhecimento e as negligências governamentais. (Formulou a tese)
Convém ressaltar, a princípio, que a falta de conhecimento é um fator determinante para a persistência do problema. Nesse sentido, o filósofo Schopenhauer defende que os limites do campo de visão de uma pessoa determinam seu entendimento a respeito do mundo. Isso justifica outra causa do problema: se as pessoas não têm acesso à informação séria sobre os impactos negativos do garimpo ilegal para o meio ambiente e a economia, sua visão será limitada. (Explore mais a discussão)
(Boa estratégia coesiva) Outrossim, as negligências governamentais, (Sem vírgula) ainda é são um grande impasse para a resolução da problemática. Conforme Aristóteles, a política tem como função preservar o afeto entre as pessoas de uma sociedade. Contrariamente, no Brasil, os impactos negativos do garimpo ilegal no território brasileiro não encontra o respaldo político necessário para ser solucionado, dificultando a resolução do problema, validando a máxima de Sérgio e ratificando a necessidade de reverter esse quadro. (Explore de modo mais produtivo)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, é necessário atenuar os impactos do garimpo ilegal no meio ambiente e na economia. Para isso, o governo deve criar novos programas onde possam ocorrer denúncia anônimas sobre a prática dessas atividades, em conjunto com povos tradicionais indígenas que acabam por terem seus territórios invadidos, com o intuito de garimpeiros não prejudiquem mais o meio ambiente e a população não sofra com essas práticas. Assim, será possível invalidar o ideal de Sérgio e reduzir o problema. (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 800 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |