Iniciado no período colonial do Brasil, o garimpo ainda é uma atividade presente na economia do país. Contudo, a extração de minérios da terra pode trazer sérios problemas se não for feita de maneira correta e legal. Problemas sociais e ambientais e o impacto na vida de comunidades indígenas está, muitas vezes, ligado diretamente ao garimpo ilegal.
A atividade nem um pouco sustentável polui rios com metais pesados, desmata áreas preservadas e prejudica de forma significativa vidas de povos originários que habitam tais áreas. A exemplo disso, destaca-se o ocorrido com a comunidade Yanomami, evidenciado no início de 2023, no qual muitos indígenas, incluindo crianças, foram assassinados ou ficaram doentes após ingerir água contaminada. (Delimite as discussões iniciais e formule a tese)
(Melhore a estratégia coesiva) As consequências dessa problemática não se restringem apenas aos habitantes de áreas preservadas, atinge também os campos econômico e trabalhista, pois pessoas que trabalham no garimpo ilegal são exploradas, não têm salário remunerado e também são expostas à a riscos de saúde. Além disso, a atividade não traz grande retorno econômico nacional e gera prejuízos por ser pivô de problemáticas ambientais, de saúde e trabalho. (Melhore a apresentação dessa discussão)
(Melhore a estratégia coesiva) Ao analisar as consequências dessa ação ilegal, o Estado deve zelar pela preservação de florestas e pela proteção de pessoas que moram nesse ambiente, aumentando a fiscalização e punindo de forma mais rígida os responsáveis pelo garimpo ilegal. Desse modo, o número de mortalidade indígena e desmatamento diminuirá de maneira significativa e o governo poderá investir em outras áreas ao invés de resolver problemas que podem ser evitados. (Não apresentou a proposta propriamente dita)
Comentários do corretor
Delimite e explore as discussões de acordo com a estrutura do texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 80 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 120 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 600 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Competência | Nota | Observações |
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Competência 1 | 200 | Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos. |
Competência 2 | 200 | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo, e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Competência 3 | 200 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 | 200 | Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Competência 5 | 200 | Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
Nota final | 1000 | Excelente trabalho! A redação está dentro dos padrões de excelência do ENEM, apresentando uma argumentação clara e bem fundamentada, além de uma linguagem adequada e rica em recursos. Parabéns pela conquista! |