O pintor holandês Van Gogh, na obra “Sorrowing Old Man”, retratou a aflição, a melancolia e o medo na postura de um personagem envolvido em um ambiente de intenso sofrimento. Para além da pintura, no Brasil, o sentimento desencadeado pelo nefasto quadro do garimpo ilegal e seus impactos no meio ambiente e na economia é similar ao desenhado pelo artista. Com efeito, entende-se a negligência estatal e a existência de uma visão capitalizada da natureza como causas desse desafio. (Formulou a tese)
Diante desse cenário, é fulcral ressaltar a importância de um Estado ativo na resolução de questões sociais. Nesse sentido, consoante à Carta Magna de 1988, é dever do Estado garantir um meio ambiente equilibrado e a preservação da fauna e da flora. Isso, porém, não é observado fora dos papéis, tendo em vista que a não eficiência das leis contribuem para o avanço do garimpo ilegal no Brasil, a exemplo do terrível quadro da extração de ouro em terras Yanomami na Amazônia (Melhore a apresentação dessa discussão). Assim, ao invés de promover a fiscalização e a punição, tais determinações falhas contribuem para a manutenção desse cenário de impunidade e, consequentemente, o uso de maquinários pesados, como a draga e a retroescavadeira, que causam danos, como o desmatamento, a erosão do solo e o assoreamento dos rios. Assim, enquanto o Estado for complacente com o garimpo ilegal estará negligenciando os preceitos estabelecidos pela Carta Magna.
(Boa estratégia coesiva) Ademais, é imperativo destacar como a exploração capitalizada do ecossistema está intimamente ligada ao revés. Segundo Karl Marx, o sistema capitalista visa ao lucro e, assim, ignora os efeitos negativos causados por essa busca excessiva pelo capital. Nesse sentido, tal crítica pode ser associada à realidade brasileira, dado que os exploradores do garimpo ilegal estão desmatando cada vez mais unidades de preservação ambiental. Por conseguinte, as comunidades que vivem dessa intimidade com a natureza, por exemplo, os povos indígenas, são altamente reprimidas pelas classes que se beneficiam do uso capitalizado e desigual dos recursos naturais, como é o caso do grande monopólio do garimpo ilegal, que lucram através da degradação do solo e da poluição dos rios. Logo, com base na importância do meio ambiente para os silvícolas, causar danos à natureza significa, também, causar danos aos povos em questão.
(Boa estratégia coesiva) Infere-se, mediante o exposto, a necessidade de desconstruir os desafios para combater a problemática. Portanto, cabe ao Ministério do Meio Ambiente - órgão responsável pela preservação ambiental – criar em parceria com Mistério da Justiça um projeto de reestruturação dos órgãos fiscalizadores, a exemplo do IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente), começando com uma melhoria na infraestrutura e na melhoria do número de servidores para atuar no combate ao garimpo ilegal, por meio do aumento do repasse de recursos financeiros, através do Tesouro Nacional da União. O intuito dessas ações é melhorar a fiscalização e punir os autores. Somado a isso, é necessário combater os monopólios de exploração ilegal dos recursos naturais. Com essas medidas, será possível alcançar um meio ambiente equilibrado e longe do sofrimento retratado por Van Gogh. (Proposta completa)
Comentários do corretor
Lembre-se: há um limite de 30 linhas para desenvolver o texto. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 920 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |