Para Sartre, cabe ao ser humano escolher suas ações, pois é livre e responsável. Porém, a ação humana tem se mostrado irresponsável quanto ao garimpo ilegal, que gera impactos ambientais e econômicos. Com isso, emerge um problema sério em virtude do descaso governamental e da ambição exacerbada. (Melhore a contextualização)
Nesse cenário, destaca-se de início a desatenção do governo. Pra Thomas Hobbes, o Estado é responsável por garantir o bem-estar dos cidadãos. Porém, tal responsabilidade não está sendo honrada quanto a problemática do garimpo ilegal no Brasil, visto que essa prática pode acarretar problemas de saúde e instabilidade financeira na população próxima a zona de garimpo (Essa discussão precisa ser mais explorada). Assim (Vírgula) para que tal bem-estar seja usufruído, o Estado precisa sair da inércia em que se encontra.
(Boa estratégia coesiva) Em paralelo, a ambição acentuada é um entrave no que tange o problema. Zygmunt Bauman define a sociedade atual como extremamente individualista. Tal postura é claramente perceptível nos garimpos ilegais, já que as pessoas que optam pela prática tem como objetivo, (Sem vírgula) enriquecimento próprio e se mostra indiferente nos aos impactos gerados. Assim (Vírgula) sem a empatia necessária, esse problema se solidifica e se perpetua.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, é indispensável intervir sobre esse problema. Pra isso, a Agência Nacional de Mineração, (Sem vírgula) deve aumentar o número de fiscalizadores, por meio de concursos públicos, a fim de reverter a inércia do governo e amenizar o problema. Tal ação pode, ainda, contar com a ajuda dos canais de mídia do governo, com intuito de entregar informações e conscientizar a população. Paralelamente é preciso intervir no individualismo social presente no problema. (Faltou o detalhamento)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser mais exploradas. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 800 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |