No período colonial do Brasil, os portugueses buscavam mais riquesas (Vírgula) além da produção de açúcar e da extração de madeira , foi então que começaram a buscar no interior do território os metais e pedras valiosas, iniciando-se o ciclo do ouro no país .Na atualidade,vê-se o aumento de garimpos ilegais, que é a mineração não legalizada em locais por fatores ecológicos ou culturais, onde ocorre principalmente em regiões florestais como o bioma amazônico.Dessa forma causando grandes problemas econômicos e ambientais. (Formulou a tese)
Na obra "O Lorax",livro infantil criado pelo americano Dr. Seuss, é mostrada a ganância humana pelo personagem Once-Ler, que destrói a floresta para ficar cada vez mais rico;e sempre ao seu lado Lorax, aer que fala pela árvores,que o questiona e avisa sobre as consequências de tais atos, (Justaposição) no entanto Once-Ler, (Sem vírgula) segue aniquilando o meio ambiente até não restar nada além de poluição e torres de concreto.Sob esse viés,os garimpeiros fazem com o ambiente onde se realiza a mineração como no livro, (Melhore a construção de sentido) no qual ocorre a retirada da flora, a contaminação de rios e animais aquáticos como compostos quimicos (Vírgula) como o mercúrio,abertura para caça e tráfego de animais silvestres e degradação do solo.Com isso trazendo danos irreversíveis com sua persistẽncia. (Reestruture a discussão)
(Boa estratégia coesiva) Convém lembrar que essa prática além de trazer poblemas na natureza pode causar poblemas econômicos no país, pois ele desencoraja o investimento e desenvolvimento de indútrias legais e sustentáveis, assim prejudicando o crescimento econômico a longo prazo. Os povos originários juntamente sofrem com esse estigma com a contaminação de seus alimentos,expulsão de suas próprias terras,estupro e morte de indígenas.Desse modo destruindo uma cultura. (Reestruture a discussão)
(Boa estratégia coesiva) Portanto (Vírgula) para combater isto,o governo deve aumentar a fiscalização e destruir pistas de pouso,transportes e estradas clandestinas,para garantir a proteção da fauna e flora. Ademais as ONGS (Desenvolva a sigla) podem ajudar por meio de projetos que vizem a conscientizaçãoda população com as consequências do garimpo ilegal. Assim promovendo para as florestas melhores condições. (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
Delimite e explore mais as discussões ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 800 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Competência | Nota | Observações |
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Competência 1 | 80 | Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. |
Competência 2 | 120 | Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Competência 3 | 120 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 | 120 | Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Competência 5 | 120 | Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
Nota final | 560 | A redação apresenta alguns pontos positivos, mas ainda há espaço para melhorias. É importante aprimorar a organização e a clareza das ideias, bem como enriquecer a argumentação com exemplos e referências. |