A Revolução Industrial, ocorrida no século XVIII (Vírgula) promoveu no mundo o consumismo, que influenciou negativamente na exploração de recursos naturais, prejudicando diversas esferas sociais. De maneira análoga, no período contemporâneo brasileiro (Vírgula) ainda se observa grandes impactos ambientais e econômicos desencadeados pelo garimpo ilegal, que é vigorado notoriamente pela lucratividade sem pensar nos efeitos gerados. Nesse sentido, torna-se crucial analisar as causas desse revés, dentre as quais se destacam as relações governamentais e histórico-culturais. (Formulou a tese)
Em primeira análise, é valido pontuar que os impactos causados pelo garimpo ilegal são impulsionados pelos setores governamentais. De acordo com o artigo 255° da Constituição federal de 1988, que prevê que o Estado tem o dever de preservar e defender o meio ambiente. A partir dessa análise, é importante proteger os ecossistemas para as futuras gerações, no entanto o garimpo ilegal promove o retardamento desse elemento, pela contaminação de rios com o uso excessivo de mercúrio que gera riscos para a fauna e flora da região local. Logo, é inadmissível que esses laços impositivos perdurem.
(Boa estratégia coesiva) Ademais, é imperativo ressaltar que as relações histórico-culturais devem ser levadas em consideração quando se refere ao garimpo ilegal. Segundo o geógrafo Milton Santos, "a globalização é, de certa forma, o ápice do processo de internacionalização do mundo capitalista". Essa versão demonstra que a lucratividade é um fator ainda colocado em frente das causas sociais, desde o imperialismo, com a exploração demasiada dos recursos naturais. Com isso, os minérios locais se tornam esgotáveis, o que prejudica o futuro econômico (Vírgula) necessitando dos recursos de importação. Nesse sentido, faz-se necessário a reformulação desse panorama. (Explore de modo produtivo)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, dadas as questões anteriormente problematizadas, são necessárias medidas para combater os impactos do garimpo ilegal. Por sua vez, o Estado – principal promotor de regularidade social - deve promover orientação sobre o meio ambiente, analisando com perspicácia os comportamentos negativos atingidos por essas ações ilegais, com o objetivo de oferecer à sociedade conhecimento desse panorama. Por fim, cabe às organizações não governamentais e âmbitos midiáticos – instrumento de ampla abertura - a fiscalização destas políticas e a realização de medidas que as auxiliem, por intermédio de campanhas e publicidade. Assim, a partir dessas medidas, a influência negativa promovida desde a Revolução Industrial seja contida com o intuito de tornar mínimo os impactos econômicos e ambientais no Brasil. (Proposta completa)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Continue exercitando a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 840 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |